23/01/2019

Tablet Gráfico XP-Pen Artist 12 Review: mesa digitalizadora barata e boa Com Tela para iniciantes no Portugal

Mesas digitalizadoras gráficas são uma espécie de sub-categoria de tablets (estes muitos conhecidos graças aos iPads da vida), com a diferença de serem composto quase que obrigatoriamente de uma espécie de caneta que é usada junto com a mesa digitalizadora em si. Quando você pressiona a caneta na sua tablet, o aparelho identifica a pressão que você está fazendo e aonde está fazendo e envia essas informações pro GIMP / Photoshop / Illustrator , permitindo que você faça traços mais naturais e suaves.

Para quem trabalha com ilustração e pintura digital, a mesa digitalizadora é indispensável, pois é forma de interagir com o computador que mais se aproxima do ato de desenhar ou pintar. E para quem trabalha com manipulação e edição de imagens, a mesa digitalizadora agiliza e dá mais naturalidade às edições de máscaras, seleções, retoques e pintura.

Para profissionais que podem investir mais, as “telas interativas” são as opções mais recomendas. Com este tipo de equipamento é possível trabalhar diretamente “na imagem da tela”.

Nesse post vou falar de um produto muito legal que a XP-Pen Artist 12 , essa bela mesa digitalizadora que na verdade é um monitor de 11,6″ com resolução Full HD, e permite que você desenhe com a caneta diretamente sobre a tela.

Estou testando a XP-Pen DECO 03 média há um mês, e ando bem encantado com ela, estou inclusive preparando um belo vídeo review lá pro canal , mas confesso que precisei me dedicar um pouco até conseguir desenhar olhando para o monitor. Por mais que eu goste da Deco 03 , a sensação de poder desenhar diretamente sobre a tela certamente deve ser muito melhor.

A XP-Pen Artist 12 é a opção mais acessível da categoria. mesa digitalizadora para desenho XP-Pen Artist 12 de aproximadamente €250 é uma alternativa barata aos Wacom Cintiq . O tablet tem boa qualidade, com alta sensibilidade e baixa latência, vem com diversos acessórios, 8192 níveis de sensibilidade. , oferecendo tecnologia de caneta profissional por um preço acessível. A XP-Pen Artist 12 é perfeita para usuários que desejam personalizar seu espaço com avançadas ferramentas de tela e caneta digital.

Especificações técnicas

Tela: LED IPS de 11,6 polegadas
Resolução: 1920x1080 (Full HD)
Número de cores: 16,7 milhões
Brilho: 250 cd/m2
Dimensões: 364.11 x 218.87 x 11.5 mm
Área útil para desenho: 256 x 144 mm
Resolução: 5080 lpi
Gama de cores: 72% NTSC color gamut
Caneta: P06 Pen com 8.192 níveis de pressão e dois botões configuráveis
caneta Tipo: Sensível à pressão, sem fios e sem pilhas
velocidade de leitura da caneta digital: 266 RPS
Teclas de Atalho: 6 botões e 1 Touch Strips
Drivers: Windows 10, 8.1, 7 Mac OS X 10.10 ou posterior
Garantia: 18 meses
Global Site oficial de XP-Pen Artist 12: https://www.xp-pen.com/goods/show/id/380.html

Site Oficial da XP-Pen Artist 12 Portugal: https://www.xp-pen.pt/product/725.html

Acompanha

- Artist 12 Tablet
- P06 caneta
- Suporte de caneta com 10 pontas de reposto (8 padrão) e removedor da ponta
- Cabo adaptador
- Cabo de alimentação AC
- XP-Pen conexão com cabos/conectores USB-C, Mini DisplayPort e USB tipo A
- Guia de inicialização rápida
- Pano de limpeza
- Luvas Para Desenho

Design atraente e elegante

Com a Artist 12 , a arte já começa na ferramenta do artista. É difícil não ficar “namorando” o equipamento durante os primeiros contatos, apreciando seu acabamento fino e visual atraente. A tela é razoavelmente fina e leve, o que ajuda na sua mobilidade e manuseio. e permite que você desenhe com a caneta diretamente sobre a tela. A sensação de desenhar sobre o vidro temperado despolido é semelhante a de um papel.

O XP-Pen Artist 12 vem com tela IPS full HD de 11,6 polegadas, e possui resolução Full HD (1920×1080), oferecendo 72% do padrão de cores National Television System Commitee (NTSC). A tela exibe um total de 16,7 milhões de cores, permite ângulo de visão de até 178°.

A Artist 12 inclui um design atraente, porém compacto, facilitando a incorporação da XP-Pen Artist 12 em um espaço de trabalho, com uma ligação de cabo 3-em-1 exclusiva que oferece maior organização.

O tamanho da área ativa é ideal para trabalhos de edição de imagens e ilustração. Os botões de atalho na mesa e o touch bar são recursos que agilizam o fluxo do trabalho, reduzindo o número de vezes que recorremos ao teclado para executar determinadas operações.

Precisão impressionante

sendo que quanto maior o nível de pressão, melhor. Os 8.192 níveis de pressão suportados pela P06 Pen realmente fazem a diferença na hora de desenhar. O aparelho consegue detectar seus traços com perfeição, respeitando a força que você faz para desenhar e respondendo de maneira meticulosa. Obviamente, a percepção desses níveis de pressão depende muito do software que você estiver utilizando: programas de nível mais profissional obviamente apresentam resultados melhores, devido a seus recursos avançados.

caneta P06 produzidas pela XP-Pen fazem Com a tecnologia MRE (Método de Ressonância Eletromagnética), para que não precisem de baterias ou mesmo fios para funcionar, reduzindo a manutenção e o peso dando uma sensação de caneta mais natural. O fato de não usar bateria é um grande diferencial, pois é frustrante quando falham interrompendo a execução do trabalho.

Quantidade de pontas extras

Como numa caneta real, as pontas da tablets não vão durar para sempre e precisam ser trocadas. Dependendo da tecnologia e da marca da sua tablet, uma ponta de caneta pode durar de 5 meses a até 1 ano (considerando um uso diário).

Inclusive, acompanha um kit com diversas ponteiras para troca sempre que necessário. o que faz delas um ótimo investimento, já que você não precisará ter gastos adicionais com a sua tablet por um bom tempo. Portanto, quanto mais pontas substitutas vierem incluídas, melhor.

Atalhos práticos e personalizáveis

A XP-Pen Artist 12 conta com alguns botões bem úteis localizados em sua lateral. Tais botões são totalmente personalizáveis para atuarem da maneira que mais lhe convier, e podem servir para emular algumas teclas comumente utilizadas em softwares gráficos (como o Ctrl, o Alt e a função “Desfazer”). Também há um botão reservado para abertura de um menu de configurações rápidas.

Por sinal, vale observar que a Artist 12 não conta com uma orientação definida. Isso quer dizer que é possível utilizá-la tanto com os botões voltados para o lado esquerdo quanto para o lado direito, adaptando o equipamento para uso de desenhistas canhotos.

Instalação do produto

O processo de instalação das mesas gráficas da XP-Pen costuma ser bem simples, No caso da Artist 12 by XP-Pen , o Windows 10 reconheceu o produto e permitiu utilizar a caneta para controlar o ponteiro do mouse .

Felizmente, basta acessar o site oficial da XP-Pen e baixar o driver da Artist 12 by XP-Pen . O driver conta com uma interface simples para configuração do produto, onde é possível configurar também o modo de funcionamento.

Minha experiência com mesa digitalizadora!

No modo caneta, a mesa digitalizadora faz o mapeamento do monitor de modo que corresponda à área total da mesa.

Trabalhando com a caneta digital no Photoshop você pode desenhar e fazer tratamento de imagem com a mesa digitalizadora sensível à pressão.

No entanto você pode aumentar ou diminuir a largura do traço ou a intensidade do efeito simplesmente por aplicar mais ou menos pressão à sua mesa digitalizadora.

A caneta digital também possui dois botões na lateral que são configuráveis. Por padrão o botão inferior tem a função de rolagem de tela. Pressione o botão e deslize a caneta digital sobre a mesa digitalizadora para rolar a imagem na tela.

Opcionalmente você pode alterar as funções dos botões no menu de configuração

O botão superior tem a função equivalente ao botão direito do mouse, que varia de acordo com o programa utilizado.

A minha experiência com a minha mesa digitalizadora é extremamente positiva, ao utilizá-la mesmo que por muito tempo você não cansa tanto quanto se estivesse utilizando o mouse, as chances de ficar com dor na mão são bem menores pois você utiliza a caneta num formato anatômico que facilita todos os tipos de trabalho e te dá mais flexibilidade para trabalhar .

Gostei dos atalhos das expresskeys ajuda a acelerar alguns fluxos de trabalho, a resposta da caneta e a pressão parecem bem precisos e sem lags.

Conclusão

A Mesa digitalizadora XP-Pen Artist 12 é um equipamento de entrada que atendeu às minhas expectativas e proporcionou um grande aumento de produtividade.

Se caracterizando como um ótimo produto para ilustração, design gráfico, retoque de fotos e design de layouts, a XP-Pen Artist 12 é ideal para várias pessoas. Ela é compatível com Windows e Mac, funcionando também com softwares da Adobe Photoshop, Illustrator ,Autodesk, Pixologic, Celsys, Corel e The Foundry.

A Artist 12 permite criar diretamente na tela dentro de um processo integrado com uma sensação natural que viabiliza maior produtividade. Com 8192 níveis de sensibilidade a pressão, a nova e mais avançada Caneta Profissional sem fio e sem bateria garante mais conforto, precisão e controle.

Eu realmente recomendo que você compre da marca XP-Pen pois a qualidade delas é extremamente maior do que outras mesas semelhantes e o nível de precisão da mesa também é muito melhor, ideal para desenhar, fazer manipulação de fotos e criar materiais publicitários com maior facilidade.

Outro ponto importante é que a XP-Pen oferece drivers atualizados, garantindo que as funções dos equipamentos operem corretamente com os novos sistemas operacionais, computadores e programas.

11:00 Publié dans Cinéma | Lien permanent | Commentaires (0)

Les commentaires sont fermés.