12/05/2022

Qual o tamanho ideal de uma mesa digitalizadora? grande ou pequena?

A mesa digitalizadora é uma ferramenta muito poderosa para quem busca um acessório de qualidade e que auxilie de forma simples e ágil nos desenhos digitais.

São muitas as funções que a mesa digitalizadora oferece, sendo que com esse dispositivo você: escrever à mão, apresenta e edita conferências virtuais, pode dar aulas online, assina qualquer documento, Perfeito para desenhar, sejam quadrinhos, mangás ou animações e editar fotos, É possível até mesmo usá-las como um acessório para jogar OSU!

Seja para auxiliar nas aulas online, ou para o uso profissional de ferramentas como o Photoshop, Adobe Illustrator, Clip Studio Paint… As mesas digitalizadora não deixam a desejar. Por isso, ter um acessório desse tipo torna sua vida ainda mais fácil e agradável.

Então, vale a pena investir numa mesa digitalizadora! Com eles, fica mais fácil fazer detalhes nas suas ilustrações. A liberdade de criação facilita o processo de produção de uma ilustração e a mesa digitalizadora traz isso a você com mais facilidade.

Tablet gráfico: para que serve

A mesa digitalizadora funciona como substituto do mouse e até mesmo do teclado do PC, permitindo que você ganhe maior fluidez ao trabalhar, seja com desenhos, esboços, ou edição de foto, por exemplo.

A mesa digitalizadora sem tela, tem a função de um “papel”. Com o auxílio de uma caneta específica, você desenha no aparelho e os traços saem no computador .

Você aproxima a caneta - que vem junto com os outros acessórios do aparelho - da mesa, e faz movimentos como se estivesse escrevendo ou desenhando em um papel, a caneta irá emitir um sinal indicando sua posição e os traços aparecerão na tela.

Além disso, a precisão do desenho também se destaca, pois, os traços saem de acordo com a pressão feita e, se precisar de algum ajuste, é possível fazer à mão livre. quanto mais níveis de pressão, mais fiel será o traço.

A sensibilidade à pressão e à inclinação são pontos fundamentais porque impactam diretamente no que é desenhado na tela, são eles que indicam o formato e a intensidade dos traçados.

A grande maioria dos modelos não possui tela embutida, no entanto, é possível encontrar no mercado mesas digitalizadoras com tela, como a XPPen Artist ou a Wacom Cintiq.

As mesas com tela são mais sofisticadas, logo, são bem mais caras se comparadas às outras. Lembram bastante um tablet como ipad, você consegue visualizar como sua arte está ficando sem a necessidade de um monitor.

Como faço para escolher uma Mesa Gráfica? Tamanho pequena ou grande?

Uma mesa digitalizadora facilita a criação de esboços, pinturas, ilustrações e até edição de imagens. Você só precisa encontrar um modelo compatível com suas habilidades e orçamento disponível.

qual a melhor mesa digitalizadora para iniciantes? Uma boa mesa gráfica é aquela que melhor reflete o que seria o uso de uma caneta ou lápis no papel. Para este tipo de equipamento, é importante se atentar a detalhes como Tamanho, níveis de sensibilidade à pressão e linhas por polegadas.

Pois bem, o primeiro fator que você deve analisar antes de comprar uma mesa digitalizadora é decidir qual o tamanho dela. Se será pequena, média ou grande. Essa decisão envolve vários fatores: o espaço que você tem na sua mesa, o orçamento disponível para compra e o tipo de trabalho que você realiza.

Em relação ao tamanho da mesa digitalizadora, você deve prestar atenção no quão grande é sua área ativa, que é a área que você irá utilizar para desenhar pintar, escrever, enfim… usar a caneta. A área ativa fica no meio da mesa, entre as bordas. É nela que você deve trabalhar. Vale lembrar que as medidas são feitas em polegadas.

Mesas digitalizadoras Pequenas e Médias

As mesas pequenas possuem, em média, de 4 a 6 polegadas (área ativa) de largura . São os modelos de entrada e que contam apenas com as funções mais simples. E, por isso mesmo, são as mesas digitalizadoras mais baratas. Elas podem ser uma ótima porta de entrada para este universo. São úteis para fazer edições de imagens ou para escrever à mão.

Já os modelos médios, por sua vez, têm um tamanho que varia de 8 a 9 polegadas (área ativa) de largura. Com isso você ganha mais espaço para realizar trabalhos mais complexos.

Mesas digitalizadoras Grandes

Os modelos grandes podem chegar até a 10 ~11 polegadas (área ativa) de largura. Por isso é importante que você tenha um bom espaço na sua mesa de trabalho. Se você realiza trabalhos complexos, uma mesa grande e completa é fundamental.

Além disso, a experiência de desenhar ou pintar em uma mesa digitalizadora grande também é mais próxima de desenhar ou pintar em um papel. Isso por que a distância que você percorre com a mão é bem próxima da distância percorrida pelo ponteiro do mouse na tela.

Entretanto, as desvantagens, além do espaço demasiado que ela ocupa, envolvem o alto preço e o fato de você precisar movimentar mais o braço.

Embora muitos acreditem que as maiores são as melhores, as pequenas geram muito mais produtividade, já que os movimentos realizados são mais curtos em um espaço menor e, por isso, são mais rápidos.

Recomendações

A nossa recomendação, aqui, é que você compre uma mesa digitalizadora cuja área ativa seja de um tamanho próximo ou igual ao tamanho do seu monitor. Sabemos que muitas vezes isso não é possível devido ao orçamento, mas procure comprar uma mesa digitalizadora com a área ativa mais próxima do tamanho do seu monitor.

Primeiramente você deve se perguntar para qual finalidade irá usar a mesa digitalizadora, pois a sua resposta influenciará na escolha do tamanho. Além disso, é preciso levar em consideração também o local onde ela será usada, para ter certeza de que irá caber.

Para quem deseja recursos mais básicas e apenas é iniciante no uso das mesas digitalizadoras, a mesa digitalizadora pequena como XPPen Star G430S é a que apresenta o melhor custo-benefício, ideal para assinar documentos, escrever e editar fotos .

Quem precisa de um equipamento para tratamento ou edição de imagens, deve comprar uma mesa digitalizadora pequena, pois um modelo de tamanho médio ou grande podem dificultar o trabalho.

Geralmente, essas encantam os principiantes que ainda precisam se acostumar com a nova forma de desenhar e quem prefere espaços menores, leves e práticos para suas criações. O tamanho pequeno ocupa uma área menor da sua mesa, Mais leve, portátil e perfeita para iniciantes.

Deixe os modelos de tamanho médio e grande para desenho profissional. Designers e ilustradores costumam usar modelos maiores para otimizar o trabalho, Já para projetos grandes e com muitos detalhes, as mesas maiores oferecem uma experiência de desenho mais próxima da realidade.

Se você gosta mais de áreas maiores, as da categoria profissional (Série XPPen Deco) talvez sejam as melhores opções! Nesse grupo, existem mesas de todos os tamanhos, com mais recursos e diferentes maneiras de usar a caneta.

mesa digitalizadora display interativo, Tamanho pequena ou grande?

Caneta Display Interativo da Wacom Cintiq ou XPPen Artist são recomendadas para profissionais que podem investir um valor superior. Com esse tipo de equipamento, é possível trabalhar diretamente na imagem.

Mas embora seja uma ótima vantagem, o seu custo é quase sempre elevado, o que pode não compensar se esse não é um grande diferencial para o seu uso. Já se for o seu caso decidir entre um modelo como esse, busque por um display integrado espaçoso e com uma boa resolução.

No caso das mesas digitalizadoras com tela, uma boa resolução é fundamental para que se desfrute de uma qualidade de imagem melhor. Se você quer ela para trabalhos semi ou profissionais, a mesa deveria ter uma resolução de no mínimo 1920 x 1080. Hoje em dia, você pode encontrar mesas digitalizadoras com resolução de até 4K.

Em geral, as dimensões da mesa devem ser ajustáveis às do monitor do seu computador. No entanto, se esta vai ser a sua primeira experiência com este tipo de dispositivo, provavelmente será melhor que você opte por uma menor, para que seja essa questão de compatibilidade seja mais fácil de manejar. Se for este o caso, você pode querer optar por uma de 10, 12 ou 13.3 polegadas.

Além disso, você também deve considerar qual é o uso principal que pretende dar a ela. Para retoques fotográficos você não vai precisar de uma muito grande. Já no caso de ilustradores e desenhistas, que querem fazer traços largos e precisos, a história será outra. Para estes profissionais as mesas digitalizadas com telas de 22 ou 24 polegadas, da Wacom Cintiq ou XPPen Artist, são excelentes opções.

mesa digitalizadora melhores marcas

A Wacom é a marca mais renomada quando o assunto é mesa digitalizadora. Porém, com o aumento no numero de fabricantes de mesas digitalizadoras, muitos se questionam se ainda vale a pena comprar a Wacom.

Pensando em investir em um tablet com bom custo benefício? Apesar de ser menos conhecida do que a Wacom, a XPPen é uma marca que tem conquistado o público por conta de seu custo-benefício.

Você encontra a mesa digitalizadora XPPen em duas categorias: Modelo convencional que atua como extensão do software gráfico projetando a imagem na tela do computador e a mesa digitalizadora interativa, que possui um monitor integrado.

A caneta da XPPen não requer fios nem bateria e é sensível à 8192 Níveis de pressão.

A XPPen oferece drivers atualizados, que garantem que todas as funções da mesa digitalizadora operem em diferentes sistemas operacionais ( windows, mac e linux), softwares de criação e edição de imagem.

os novos modelos de XPPen agora pode se conectar com o dispositivos móveis Android e computadores Chromebook.

mesas digitalizadoras XPPen sem tela pequena

  Área Ativa Níveis de Pressão Inclinação Botões de Atalho Compatibilidade
XPPen Star G430S 4"x 3" 8192 Não Não Windows e MacOS
XPPen Star G640 6"x 4" 8192 Não Não Windows e MacOS
XPPen Star G640S 6,5"x 4" 8192 Não 6 Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Deco Fun XS 4,8"x 3" 8192 Não Não Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Deco Fun S 6,3"x 4" 8192 ± 60° Não Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Deco mini4 4"x 3" 8192 Não 6 Android, Chrome OS, Windows e MacOS
Deco mini7 / Deco mini7w 7"x 4,37" 8192 ± 60° 8 Android, Chrome OS, Windows e MacOS

mesas digitalizadoras XPPen sem display grande

  Área Ativa Níveis de Pressão Inclinação Botões de Atalho Compatibilidade
XPPen Star 03 10"x 6" 8192 Não 8 ChromeOS, Windows e MacOS
XPPen Star 06 10"x 6" 8192 Não 6 + Botão Dial Windows e MacOS
XPPen Deco Fun L 10"x 6,27" 8192 ± 60° Não Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Deco 01 V2 10"x 6,25" 8192 ± 60° 8 Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Deco 02 10"x 5,63" 8192 Não 6 + Botão Dial Windows e MacOS
XPPen Deco 03 10"x 5,62" 8192 Não 6 + Botão Dial Windows e MacOS
Deco L / Deco LW 10"x 6" 8192 ± 60° 8 Android, Chrome OS, Windows e MacOS
Deco Pro M / Deco Pro MW 11"x 6" 8192 ± 60° 8 + roda dupla Android, Chrome OS, Windows e MacOS

mesas digitalizadoras XPPen com display interativo pequena

  Área Ativa Resolução Espaço de cor Caneta Botões de Atalho Compatibilidade
XPPen Artist 12 11,6" 1920 x 1080 100% sRGB 8192 níveis 6 + Barra de Toque Windows e MacOS
XPPen Artist 12 Pro 11,6" 1920 x 1080 100% sRGB 8192 níveis, inclinação 8 + Botão Dial Windows e MacOS
XPPen Artist 12 (2ª Geração) 11,9" 1920 x 1080 122% sRGB 8192 níveis, inclinação 8 Android, Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Artist 13.3 Pro 13,3" 1920 x 1080 120% sRGB 8192 níveis, inclinação 8 + Botão Dial Windows e MacOS

mesas digitalizadoras XPPen com tela interativa grande

  Área Ativa Resolução Espaço de cor Caneta Botões de Atalho Compatibilidade
XPPen Artist 22 Pro 21,5" 1920 x 1080 78% Adobe RGB 8192 níveis, recarregável Não Windows e MacOS
XPPen Artist 22E Pro 21,5" 1920 x 1080 78% Adobe RGB 8192 níveis, recarregável 16 Windows e MacOS
XPPen Artist 22 (2ª Geração) 21,5" 1920 x 1080 90% Adobe RGB 8192 níveis, inclinação Não Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Artist 22R Pro 21,5" 1920 x 1080 90% Adobe RGB 8192 níveis, inclinação 20 + duas rodas Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Artist 24 23,8" 2560 x 1440 94% Adobe RGB 8192 níveis, inclinação Não Chrome OS, Windows e MacOS
XPPen Artist 24 Pro 23,8" 2560 x 1440 90% Adobe RGB 8192 níveis, inclinação 20 + duas rodas Chrome OS, Windows e MacOS

Conclusão

A mesa digitalizadora ou o display interativo são as opções ideais pra criar imagens e desenhos de um jeito moderno e prático.

E assim como a finalidade, pode ser que você tenha uma necessidade específica quanto a mesa digitalizadora. E é algo muito comum entre os artistas.

Afinal, um artista iniciante tem necessidades diferentes de um artista avançado/profissional. E que podem estar relacionadas ao tamanho da mesa, precisão da caneta e até mesmo o numero de “botões programáveis” que a mesa tem.

Independente do seu nível de conhecimento de uso de uma mesa digitalizadora, sendo ele iniciante, intermediário ou profissional, existe uma mesa XPPen com as funcionalidades que você precisa e excelente custo benefício esperando por você.

fonte: https://www.xp-pen.pt/forum-6040.html

15/04/2022

Review 4K Tela Monitor XPPen Artist Pro 16TP: Ótima opção intermediária para arte digital

Nada pode substituir a inspiração, traços, escolha de cores e técnicas utilizadas por um artista. Mas o lápis, pincel e tintas podem ser substituídos pela mesa digitalizadora.

A vantagem de ter uma mesa digitalizadora é que você pode estudar desenho com alguns dos melhores softwares no mercado. Essa ferramenta pode transformar o processo criativo de um profissional que trabalha com a criação e edição de imagens.

Você encontra a mesa digitalizadora em duas versões:

A mesa gráfica sem tela é um aparelho plano utilizado em conjunto com uma caneta digital e conectado ao computador. Tudo o que é desenhado na mesa digitalizadora é apresentado na tela do computador.

mesa digitalizadora display apresenta o desenho diretamente na mesa que funciona como um monitor integrado – dispensando o uso do computador. Esse modelo é mais caro, mas apresentar as imagens diretamente na mesa digitalizadora é uma funcionalidade interessante.

Sobre XPPen

A XPPen é uma empresa chinesa especializada em mesas digitalizadoras e acessórios relacionados.

A mesa digitalizadora XPPen pode ser conectada ao computador, tablet ou smartphone Android para transmitir a imagem em tela. Alguns modelos possuem monitor integrado.

Obviamente a Wacom é superior varios aspectos, porem, em relação custo/beneficio, a XPPen vai Obrigar a Wacon a baixar os preços, ou vai "desbarranca-la". Não só isso como tem vários outros modelos bem acessíveis.

Introduzir

A Artist Pro 16TP é a melhor mesa digitalizadora de XPPen. Ela possui uma tela interativa, então você nem sequer depende do monitor do computador para desenhar.

Com a XPPen Artist Pro 16TP entramos em modelos de mesas digitalizadoras indicadas para os profissionais. Essa tela é grande e possui a resolução 4K UHD, assim você pode ver um alto nível de detalhe dos desenhos.

A fabricante também destaca que o painel cobre 124% do espectro de cores sRGB, ideal para os usuários que buscam mais fidelidade de cores.

A caneta PH2 do Artist Pro 16TP não precisa de pilhas ou baterias e conta com sensibilidade de 8192 níveis, reconhece uma inclinação de até 60º durante o uso, como é esperado de uma mesa profissional.

Desenhar nessa mesa é fácil e prático, já que além da caneta o usuário também pode usar funções por toque, dando zoom no desenho ou arrastando ele, por exemplo.

A mesa é compatível com Android, Chrome OS, Linux, Mac e Windows, além de ter 3 programas para desenho digital. Ela possui portas USB-C e não precisa de nenhum tipo de alimentação além de conectar a mesa ao computador ou telefone utilizado.

É uma mesa cara, porém indicada para quem já é profissional na campo e busca o melhor do mercado.

site oficial da XPPen Artist Pro 16TP em portugues: https://www.xp-pen.pt/product/930.html

Análise

Há muito tempo atrás, vários anos, eu tinha uma Wacom Cintiq 22HD e era muito boa. Vendi por desuso, e a vida seguiu. Aí agora me bateu uma necessidade de ter uma novamente. Estou estudando e dando aulas, o que torna uma mesa digitalizadora muito boa para isso. Fui no site da Wacom e quase tive um troço. A menor já era muito cara.

Passei um mês pesquisando sobre as várias opções de mesas digitalizadoras, acabei comprando a Artist Pro 16TP, Assisti a alguns vídeos, e acho que vale muito a pena comprar, pelo preço que paguei nela, pelas configurações e funções dela, estou extremamente satisfeito e não me arrependo da compra.

Wacom Cintiq Pro 16 é superior, XPPen Artist Pro 16TP chega muito perto, e pelo preço vale a pena o investimento. Pois no preço que paguei nela, acredito que não tem nenhuma mesa digitalizadora com as mesmas configurações, funções e tamanho.

Vou adicionar neste artigo o que eu for observando ao longo do tempo com o uso de uma mesa pen display, pode te ajudar antes de comprar se vale mais a pena ter uma pen display ou uma pen tablet.

Unboxing

A minha primeira impressão quando abri a caixa foi que a mesa é enorme... mesmo sabendo as dimensões, na minha mente não a via tão grande. O material e acessórios parecem ser duráveis e com bons acabamentos.

Na caixa o usuário vai encontrar acessórios como caneta PH2, cabo 2 em 1, USB-C com saída USB-C, adaptador de tomada, estojo para caneta (com 9 pontas), Guia rápido, pano de limpeza e luva para desenho preta.

Ao adquirir essa mesa digital, a marca oferece 3 pacotes de softwares ( ArtRage 6, openCanvas ou Cartoon Animator 4) para desenho digital. Uma vez registrado do produto, você poderá baixar e ativar o software que vem no dispositivo XPPen que você comprou.

Design

A tablet tem a tela de 15,6 polegadas, que é, mais ou menos, o tamanho de um notebook médio.

O tablet tem 15,4mm de espessura e possui um ecrã de vidro que ocupa a totalidade da parte da frente, a parte de trás é de plástico cinza.

Desenho e Acabamentos impecáveis, linda mesmo. As 4 almofadas de borracha na parte inferior evitam deslizar e arranhar na superfície da sua mesa.

Caneta PH2 acompanha estojo luxo para presente. estojo para caneta com corpo de metal, oferece design sofisticado e elegante.

Tela Monitor

O destaque desse produto fica por conta da resolução 4K com 282 pixels por polegada, o que deve garantir uma nitidez muito bacana na hora da edição.

O 4K é um padrão que corresponde a resolução de 3.840 pixels horizontais por 2.160 pixels verticais, que juntos formam uma imagem rica em detalhes.

4K UHD tem o dobro da resolução horizontal e vertical do formato 1080p HDTV, com quatro vezes mais pixels em geral.

Quanto mais pixels, melhor a qualidade de exibição. se você faz questão da melhor qualidade de imagem, vale a pena comprar uma tela digitalizadora com essa resolução.

Porém, o mais impressionante no equipamento é que a tela consegue representar 92% do espaço de cor Adobe RGB, 124% sRGB e 88% do NTSC.

Para quem não vive no mundo de gerenciamento de cores pode parecer algo sem importância, mas vele lembrar que os monitores comuns não conseguem mostrar nem 70% do espaço de cor sRGB (que é muito mais pobre). Só monitores profissionais de edição conseguem trabalhar com o Adobe RGB (e só os mais caros chegam a 100%).

Fechando as características do monitor, temos a tecnologia IPS que garante uma ótima visualização da imagem em ângulo de até 178º. A tela já vem calibrada de fábrica, mas você pode fazer sua calibração personalizada depois da compra.

Com uma configuração dessas, deu para perceber que vai dar para realizar tarefas mais pesadas. Ideal para quem trabalha, por exemplo, com edição de imagens e vídeos.

Além disso, a tela é antireflexo, resistente e tem uma camada laminada. O cursor aparece exatamente onde você deseja, praticamente sem paralaxe, criando uma sensação de papel.

O tela vem com suporte a gestos multi-touch, que é personalizável, tornando-o ainda mais amigável no uso. está disponível em computadores Windows, mas não nos dispositivos da Apple Mac OS e Android.

A folha protectora permite desenhar por cima de qualquer desenho impresso ou quadrícula para melhor organização e domínio da área de trabalho.

Caneta

Realmente Fantástica a precisão que temos ao utilizar a caneta PH2. Movimentos suaves, sensibilidade na Pressão e inclinação, o que torna este produto ainda mais eficiente e diferenciado para nós ilustradores. São 8192 níveis de pressão na caneta e também na borracha.

Segundo, uma caneta PH2 certamente ajudaria em alguns pontos, especialmente para marcar texto, fazer anotações rápidas à mão e até desenhar alguns diagramas ou mapas mentais.

É tão bom não precisar de pilhas ou carregamentos. Está sempre pronto a usar. Inclusive, acompanha um kit com diversas ponteiras para troca sempre que necessário.

Outra função interessante dessa caneta é que ela possui o modo borracha, então basta você virá-la e passar na mesa para que o que você desenhou ou escreveu seja apagado.

A Caneta dá muito jeito para quem desenha. Eu não sei como é o trabalho que fazes com photoshop e restantes programas, mas se não usas muito ferramentas associadas a brushes, a caneta de pouco mais te servirá comparativamente a um rato.

Instalação e Configuração

O cabo só USB-C a USB-C podem ser conectados diretamente à porta Mac Thunderbird. O fio é bastante comprido e não atrapalha.

Possui um modo de uso de um cabo 2 em 1 mas n testei. A utilização é fácil, praticamente como ligar um monitor, demandando uma entrada HDMI e uma usb com energia, sendk possivel ligar na tomada caso seu usb não tenha essa capacidade.

Aliás, depois da instalação física, deve ser instalado o software / driver que permite o uso da mesa digitalizadora junto com o MacOS (meu caso) ou WindowOS.

Felizmente, basta acessar o site oficial da XPPen e baixar o driver da Artist Pro 16TP.

Tenho usado a um tempo já, e sem problemas, já vem calibrado, só ajustar nível de pressão, super fácil de instalar.

Uma experiência de desenho natural

XPPen é simplesmente a melhor. A Artist Pro 16TP com 15.6 polegadas realmente possui um tamanho ideal. Não é muito grande nem tão pequena. Fabulosa mesa, tamanho ideal, nem grande demais pra ficar só num lugar e nem pequena demais pra causar desconforto ao desenhar.

Na minha (pouca experiência) com minha mesa digital Artist Pro 16TP, no geral ela me ajudou muito mais para pinturas e retoques no Photoshop, para isso é imbatível.

A experiência é superior em Window 10 do que em Mac OS, mas funciona perfeitamente nos dois.

No desktop iMAC com configuração bem mais forte eu posso usar praticamente de tudo com a mesa sem o menor problema, imagens grandes e com várias camadas sem dar lentidão com o traçado sempre responsivo mesmo para efeitos mais pesados.

A sensibilidade da caneta é muito maior. A caneta tem uma excelente resposta e variação de pontos de pressão (poderia ter mais pontos de pressão, mas nem de longe prejudica a experiência). A precisão e intensidade dos traços são espantosos.

A área de trabalho é muito agradável, que tem uma tela de tamanho satisfatório (10 polegadas é minúsculo, 16 é bem legal). Esse modelo vem com uma deliciosa textura no vidro que desliza a caneta como se estivéssemos desenhando no papel. Achei até melhor que minha antiga Wacom Cintiq 22HD (22 polegadas).

Muito fácil de usar e com elevada precisão. Permite realizar as tarefas de design gráfico com facilidade e de modo intuitivo. É muito prático tanto para desenhar como para escrever. Tem-se revelado uma ferramenta bastante útil.

Para um artista, pode ser muito importante ter uma tablet desse tipo, mas ela tem certas limitações:

- postura: comparada a uma XPPen sem tela (apenas mesa digitalizadora), demanda uma postura encurvada do artista, que por longas horas pode prejudicar sua lombar, braços, etc. Tive que comprar um suporte inclinado AC18 à parte. Este é a parte muito negativa desta Artist Pro 16TP de 16 polegadas.

- Achei a tablet Artist Pro 16TP muito boa , mas achei o preço um pouco acima daquilo que estava a pensar.

- Outra coisa que senti falta pelo preço exorbitante foi as express keys, a mesa não dispõe desses botões e eles fazem falta quando o assunto é confoto e praticidade.

Cuidados com uma pen display

Para evitar arranhões mantenha a tela da sua mesa sempre limpa, entrei em contato com o suporte da XPPen e eles recomendam pano úmido com água, só úmido mesmo para não correr risco de cair qualquer gota de água pra dentro da mesa. É o que estou fazendo com a minha além de ter um pano seco sempre do lado para limpar a tela antes de usar, pano de microfibra.

Conclusão

Alguns dos meus amigos utilizam Wacon e quando usam a minha XPPen sempre ficam impressionado cm a mesa. Responde muito bem e ajuda muito poder desenhar olhando diretamente para a ponta da caneta, o que torna o trabalho mais agradável.

Sinceramente, é o sonho de qualquer pessoa que trabalhe com edição de imagem e vídeo. Com detalhes fantásticos para o seu trabalho de design e ilustração.

Excelente investimento, já que é uma ferramenta de trabalho. Muito fácil utilizar, muito intuitivo. Sou ilustradora. Vale muito apena mesmo comprar uma XPPen Artist Pro 16TP. Recomendo!

Uma escolha excelente para quem pode investir. esse é uma mesa para pessoa que querem iniciar no display digital; artistas medianos quase profissionais ou profissionais.

Gostou? acha que valeu a pena? Deixe um comentário.

Loja Oficial da XPPEN Artist Pro 16TP Portugal: https://www.storexppen.pt/buy/artist-16tp.html

Loja Oficial da XPPen Artist Pro 16TP Brasil: https://www.storexppen.com.br/buy/artist_pro_16tp.html

03:54 Publié dans Bons plan | Lien permanent | Commentaires (0)

14/03/2022

Análise: XP-Pen Deco LW Bluetooth mesa digitalizadora é bom? Vale a pena?

Para quem aprecia ou trabalha com computação gráfica, uma mesa digitalizadora é quase um “must have”.

Quem trabalha 8 horas por dia com imagens digitais, precisa de conforto para manter a produtividade e a qualidade dos trabalhos. Desenhar com o mouse não é impossível, mas com uma mesa digitalizadora o fluxo do trabalho fica mais fluido.

a mesa digitalizadora era presença marcante pois principalmente os programas de desenho e ilustração eram sensivelmente beneficiados por este tipo de dispositivo.

Trabalhar com o Adobe Photoshop e illustrator ficou bem mais agradável e deu um outro ânimo para a coisa.

Se você é designer, ilustrador ou profissional que quer uma ferramenta de desenho, recomendo dar uma olhada nos produtos da XP-PEN.

A XP-Pen é uma empresa profissional no ramo de mesas digitalizadoras, bastante conhecida por ilustradores e designers.

A XP-Pen Deco L & Deco LW é a opção mais indicada, tanto pelo tamanho da área ativa, quanto pela relação custo-benefício.

O Deco L e Deco LW é o tablet mesa digitalizadora para desenhar top de linha desenvolvido pela XP-PEN. Ideal para designers, arquitetos, cartunistas e entusiastas no assunto.

Testamos o versão Deco LW (e escolhi cor azul) com preço de 100 Eur, que conta com suporte bluetooth, permitindo maior versatilidade e praticidade nos locais de uso.

Visual e Especificações

O modelo XP-Pen Deco L & Deco LW oferece uma boa qualidade e performance avançado. Como ponto positivo, assim como o modelo anterior, a área ativa é bem grande, portanto, quem já tiver um nível mais avançado se sentirá confortável com essa opção.

Por outro lado, a qualidade construtiva dessa mesa digitalizadora é considerada boa, e é um produto que promete uma vida útil bem longa. Apesar de simples em sua composição, a Deco L & Deco LW apresenta alta qualidade e capricho nos detalhes.

O dispositivo consiste em uma mesa digitalizadora (com dimensões de 31,5 cm x 18,7 cm, área ativa de 10" X 6" ), Esta Mesa é muito fina de 8,8 mm (semelhante a seu smartphone normal).

A caneta inclusa ostenta 8192 níveis de sensibilidade a pressão, Reconhecimento de inclinação ±60 níveis , tecnologia EMR sem bateria e design ergonômico aperfeiçoado, mais leve, e superfície suave de apoio para os dedos.

Este tablet gráfico tem uma versão Deco L com ligação via cabo USB e outro Deco LW com ligação via Bluetooth v5.0. Ambos os tablets estarão disponíveis nas cores Preto, azul, verde, cor de rosa.

Na parte de baixo, a Deco L & Deco LW conta com quatro pezinhos emborrachados, que dão a estabilidade necessária na hora do uso intenso. Além disso, obtenha atalhos fáceis com 8 teclas de atalho personalizáveis e 2 botões laterais da caneta.

Basta que o Deco L e Deco LW esteja conectado ao computador (Mac, Linux, Chrome OS ou Windows) ou dispositivos Android para a transferência do projeto acontecer automaticamente.

Esse produto é compatível com os principais softwares de criatividade e desenho, como PhotoShop, Corel Painter, Clip Studio Paint, ArtRage, SAI, Krita, Gimp, Illustrator, Corel Draw e Inkscape. O gadget, que já vem com ArtRage Lite e Explain Everything.

Se você quiser conhecer as especificações técnicas dessa pen tablet acesse site oficial de Mesa digitalizadora xp-pen Deco L & Deco LW - https://www.xp-pen.pt/product/1170.html

Unboxing

Ao adquirir a XP-Pen XP-Pen Deco L & Deco LW você irá receber: a mesa digitalizadora, naturalmente.

Além dela, você irá encontrar a caneta digital, acompanhada de 10 pontas padrão para reposição. Para utilizá-las, você deve usar o acessório para remoção, que também virá junto com sua compra.

Para ligar seu dispositivo no seu celular, tablet, notebook ou computador, você recebe também um Cabo Usb. Também será por ele que você irá recarregar sua mesa, sem ser necessário baterias ou pilhas.

Por fim, você receberá um guia de inicialização rápida do produto, e sua folha de regulamentação.

Conectividade

A XP-Pen Deco L e Deco LW suporta uma conexão USB-C para USB-C (com o adaptador incluído), permitindo que você conecte o tablet a vários dispositivos de computação dependendo de sua necessidade. O cabo tem uma ponta do tipo micro USB e outra com conexão USB do Tipo A.

No caso do Android, a utilização demanda um adaptador OTG, o qual vem acompanhado na caixa. Uma das diferenças da conexão do PC para do smartphone é que, no dispositivo móvel, não há necessidade de instalar driver para começar a usar.

Um dos bons diferenciais da versão Deco LW é, sem dúvida, a tecnologia bluetooth v5.0 implementada no dispositivo. Assim, é possível que o usuário use a mesa tanto sem a necessidade de conectar fios no computador quanto por meio de um cabo USB.

Para que tudo isso aconteça, o tablet conta com bateria de 1000 mAh. Duração aproximada de 10 horas.

Tudo isso, com a praticidade da conexão USB ou Bluetooth, com fio ou sem fio, da maneira que for melhor para você.

Instalação do Produto

Essa mesa digitalizadore é pug-and-play, ou seja, não requer instalação para funcionar. Porém, se você baixar o driver original do fabricante terá algumas vantagens.

Para baixar o driver da sua mesa digitalizadora acesse XP-Pen site oficial e baixe o arquivo de instalação correspondente ao seu sistema operacional.

O driver conta com uma interface simples para configuração do produto, onde é possível configurar também o modo de funcionamento.

Uma vez instalado o driver, você pode escolher entre o modo de funcionamento caneta ou mouse.

No modo caneta, a mesa digitalizadora faz o mapeamento do monitor de modo que corresponda à área total da mesa.

No modo mouse, a caneta digital adiciona o parâmetro de aceleração. para ir de uma extremidade à outra da tela basta fazer um movimento curto.

Trabalhando com a caneta digital no Photoshop você pode desenhar e fazer tratamento de imagem com a mesa digitalizadora sensível à pressão.

Você pode aumentar ou diminuir a largura do traço ou a intensidade do efeito simplesmente por aplicar mais ou menos pressão à sua mesa digitalizadora.

A caneta digital também possui dois botões na lateral que são configuráveis. Por padrão o botão inferior tem a função de rolagem de tela. Pressione o botão e deslize a caneta digital sobre a mesa digitalizadora para rolar a imagem na tela.

O botão superior tem a função equivalente ao botão direito do mouse, que varia de acordo com o programa que está sendo utilizado.

Pode-se levar algum tempo configurando e testando estes comandos em todos os programas que se pretende usar, mas certamente é fundamental para aproveitar ao máximo o que esta ferramenta tem a oferecer.

Diferenciais diversos

A XP-Pen Deco L & Deco LW garante desenhos de melhor qualidade, graças a superfície lisa com material de alta qualidade e a caneta que conta com chip inteligente x3, o que possibilita um traçado de alta precisão.

Este tablet gráfico possui uma grande área ativa de incríveis 10" x 6" que você pode desenhar livremente. O tamanho da área ativa é ideal para trabalhos de edição de imagens e ilustração.

A resolução da Deco L & Deco LW é de 5.080 linhas por polegada, o que é ideal para mesas digitalizadoras de porte grande, pois ela permite desenhar com alto nível de detalhamento.

O novo chip inteligente X3 processa com precisão os sinais eletromagnéticos, codificando-os em dados digitais.

Esta alteração aumenta 10 vezes* a sensibilidade da força de ativação inicial (initial activation force, IAF – para menos de três gramas*), para que a sua obra de arte possa ser criada com traços muito leves.

Como a maioria das mesas digitalizadoras, sua caneta não tem bateria e nem precisa de recarga para ser usada.

Taxa de resposta de 200RPS garantem resposta imediata ao movimento da mão.

A caneta é sensível a 8192 níveis de pressão, o que confere resposta precisa em cada traço criado.

Inclusive, ela suporta inclinação de até 60 graus, sem perder precisão e desempenho.

Experiência de uso

Já tinha usado a XP-Pen Star G640; e a Deco LW foi com certeza uma ótima comprar. o material é leve e portátil, instalação super tranquila, os botões de atalho na mesa são um ótimo facilitador para atalhos de teclado e afins.

Eu adorei a textura da mesa, o tamanho e a precisão do equipamento. Parece que eu estou desenhando em uma folha de papel de verdade e isso é muito positivo. A caneta também é mais confortável que a anterior e mais leve.

Os 8 botões de atalho na mesa são recursos que agilizam o fluxo do trabalho, reduzindo o número de vezes que recorremos ao teclado para executar determinadas operações.

Durante os testes, eu usei o programa Photoshop e illustrator para desenhar e os resultados foram muito bons, já que com a precisão elevada e os diferentes níveis de pressão, é possível ter ótimo controle sobre o traçado.

Com as configurações da Deco LW é possível criar desenhos mais realistas, já que os níveis de pressão adicionais permitem um traçado mais parecido com o de lápis tradicional. Realmente a sensibilidade faz a diferença na hora de desenhar.

Outro ponto positivo é que tanto a caneta quanto a mesa podem ser usadas em softwares comuns de trabalho, como Word, Power Point e até OneNote. Com isso, ela dá mais possibilidades de uso até para criar manuscritos.

Apesar de ser uma mesa digitalizadora mais avançada, a XP-Pen Deco LW não pode ser utilizada com os dedos e recursos multitoque, ou seja, a única forma de interação é com a caneta.

No modo bluetooth tem um pouco de atraso (lag), mas com o cabo conectado a comunicação é instantânea.

Bom algumas dicas que eu daria para quem comprará futuramente, utilize o plástico protetor da mesa para desenhar (caso tenha o traço forte como o meu) isso reduz o atrito da caneta com a mesa, prolongando a vida útil de suas pontas.

Confira uma ilustração produzida com a XP-Pen Deco LW Bluetooth:

Vale a pena?

Em nossos testes, a XP-Pen Deco LW se mostrou bem prática e responsiva aos comandos. Ela é perfeita para trabalhar com os principais softwares da Adobe, simulando com boa qualidade o efeito do desenho sobre papel.

Sobre o produto, realmente, o modelo entrega tudo o que promete: grande, ergonômico e permite uma produtividade veloz e com qualidade. Dá prazer de trabalhar com ela, pois melhora muito o work flow.

Recomendo demais a compra, Produto profissional de primeira linha. Gostei muito. Correspondeu às expetativas. Excelente precisão, ótima para auxiliar em trabalhos que exigem um nível maior de precisão nos detalhes.

Com prática, da pra fazer qualquer coisa com ela. No começo parece difícil acertar a caneta no lugar da mesa para escrever, mas logo acostuma. mais importante é claro, é você ter uma noção básica de como é desenhar em um computador e os atalhos e funções dos programas que você vai usar.

Para profissionais que podem investir mais, as “telas interativas (XP-Pen Artist)” são as opções mais recomendas . Com este tipo de equipamento é possível trabalhar diretamente “na imagem da tela”.

XP-Pen Deco LW Bluetooth Portugal loja Oficial: https://www.storexppen.pt/buy/deco-lw.html

10:02 Publié dans Bons plan | Lien permanent | Commentaires (0)