17/10/2022
10 Melhores Programas Grátis & Pagos para Diseño, Modelagem e Animação 3D
Você está procurando alguns dos melhores softwares de animação 3D?
A animação 3D não é um fenômeno recente. Sua primeira tentativa bem-sucedida foi com Toy Story em 1996.
A animação é baseada em um princípio da visão humana. Se você ver uma série de imagens relacionadas, em sucessão rápida, você pode percebê-las como um movimento contínuo. Cada imagem é referida como um quadro, uma moldura ou frame.
A animação 3D consiste em “dar vida” a personagens ou imagens em três eixos por meio de um software em um computador.
Diferentes programas são usados para modelar objetos e criar os esqueletos virtuais dos personagens, que depois são cobertos com texturas e animados graças às funções dos programas de animação. A etapa final é a renderização.
A animação é usada em muitas áreas da indústria audiovisual: filmes, séries, efeitos especiais, desenvolvimento de videogames, etc.
Devido à grande demanda, há um vasto catálogo de softwares disponíveis.
Para o que servem os softwares de modelagem 3D?
Um conhecimento importante para quem quer explorar a Animação 3D é o de modelagem, sendo ela orgânica ou paramétrica.
modelagem 3D é uma técnica que permite o desenvolvimento de objetos em três dimensões, utilizando programas de computação. Por meio de modelos matemáticos, é possível transformar os projetos em representações virtuais.
Isso é comum em vários ramos, como a indústria de games, de animação e, na realização de projetos de objetos de vários tipos.
Os softwares de modelagem 3D são auxiliares nesses projetos, tornando tudo mais simples, prático e rápido.
No entanto, é importante ter em mente que, dependendo da finalidade do projeto, técnicas variadas são utilizadas.
Assim, projetar um personagem em 3D para um game, por exemplo, é bastante diferente de criar uma peça que terá aplicação prática e física.
Embora pareça complicado à primeira vista, projetar em 3D exige apenas bastante prática com os softwares desenvolvidos especialmente para essa finalidade.
10 Melhores Softwares de Diseño, Modelagem e Animação 3D
Existem vários Programas para Diseño, Modelagem e Animação 3D no mercado. esde os mais completos até os simples e intuitivos para usar em projetos pessoais ou profissionais de modelagem 3D, animação ou games.
Porém, infelizmente, a maioria deles tem um custo variado que pode ser bastante caro para alguns bolsos.
Por sorte, existem produtos com boas funcionalidades, que são gratuitos e podem te ajudar bastante.
Mas lembre-se de que esses em geral são mais simples em relação às versões pagas. Por isso, se você quer ter um resultado profissional, terá que adquirir a licença.
1. Maya
O Autodesk Maya é um software de animação, modelagem 3D e efeitos especiais. está disponível para Mac OSX e Windows.
Geralmente, o Maya é mais utilizado nas produções de TV e cinema, pois é bem versátil para quem trabalha com efeitos de partículas e efeitos de dinâmica. Muitos estúdios famosos, como Pixar e Dreamworks, utilizam o Maya em suas produções.
O software é presença constante entre os filmes vencedores na categoria de “Melhores Efeitos Visuais, Animação e Curta de Animação“.
Um dos recursos mais interessantes do Maya para quem trabalha com animação é o Editor de tempo. Esse recurso facilita o fluxo de trabalho de animação, tornando-o mais rápido e simples. Temos também um novo sistema que acelera reprodução e manipulação de rigging.
Em relação às dinâmicas e efeitos, o Maya permite a simulação de fluidos adaptável à profundidade. Também permite a criação de efeitos atmosféricos, como fumaça e névoa, além de permitir a simulação e renderização de líquidos fotorrealistas.
O Maya conta também com ferramentas intuitivas de modelagem com pincéis permitem maior controle e precisão na estilização e no posicionamento de cabelos e pelos.
Também é excelente para criar simulações realistas, tanto de corpo macio e rígido quanto de materiais deformáveis e superfícies oceânicas.
Agora, se sua intenção é usar o Maya para modelagem 3D, um recurso bem interessante é a simetria de modelagem. Esse recurso aprimorou o espelhamento e simetria de ferramentas, facilitando bastante o trabalho de quem precisa fazer uma modelagem simétrica.
O Maya tem uma ótima biblioteca para modelagem poligonal, permitindo mais rapidez e eficiência na geometria de polígonos.
O conjunto de ferramentas de escultura é excelente para quem busca algo mais artístico e intuitivo para criar esculturas e modelos.
O Maya é ideal para quem trabalha com cinema, televisão, design gráfico, jogos e publicidade e precisa de ferramentas completas para renderização, efeitos visuais, captura de movimentos, simulações e outros recursos.
O Maya é comercializado no esquema de licença, e disponibiliza uma versão de avaliação gratuita de 30 dias. Outra ponto interessante é que ele possui uma licença educacional que permite que alunos e educadores utilizem uma licença gratuita do Maya por 3 anos.
2. 3DS Max
Este é outro maravilhoso software de animação 3D da Autodesk, os proprietários do Maya. está disponível para Mac OSX e Windows.
3D Studio Max, ou 3DSMAX, é o software de modelagem, animação e renderização 3D mais vendido no mundo hoje em dia. Foi usado inicialmente na animação de jogos de computador, e mais tarde começou a ser envolvido na produção de efeitos especiais para filmes e programas de TV, tais como "X-Men" e "O Último Samurai".
O 3ds Max possui alguns modos para modelagem poligonal: Edit Poly, Edit Mesh e Edit Path e NURBS. Na modelagem de alguns objetos se necessário, podem ser usados modifiers (modificadores), os quais podem provir de plug-ins.
As imagens podem ser geradas usando uma ampla gama de sistemas de renderização, incluindo Renderman criado pela Pixar e Mental Ray.
O software oferece uma grande variedade de opçoes para pintura texturizadas, mapeamento e camadas. Ou seja, voce pode criar objetos 3D com texturas reais.
O programa tem ótimos recursos e ferramentas para animações 3D de alta qualidade. Voce pode criar animações de personagens (bonecos ou pessoas com aparência real), animar objetos, reproduzindo a vida real de forma fotorealísitca ou com um padrão gráfico de representações conceituais ou de cartooms (desenho animados caricaturizados 3D).
Com ele é possível criar personagens animados, vinhetas e chamadas para televisão e muito mais. O 3ds Max tem a opção de motion capture, que é usada para animar usando uma fonte externa de movimento.
O programa também possui ferramentas natas (Dynamics e Havok ou Reactor) e suporte a plug-ins que permitem animações fisicamente realistas simulando gravidade, colisões, explosões, vento, propulsões, forças rotativas etc..
O programa permite fluxo de trabalho em colaboração, quando mais de um usuário participa de um projeto. Este recurso é mais usado para equipes de empresas e pessoas que estão inseridas em cadeias produtivas da computação gráfica 3D. É possivel compartilhar cenas complexas, permitindo a cada usuário que participe do projeto colaborar em sua área de atuação.
No entanto, é um dos softwares de animação 3D mais caro de nossa lista e apenas grandes estúdios provavelmente podem pagar para tanto. mas existem planos de assinatura para estudantes que ajudam quem está começando.
3. Cinema 4D
O Maxon Cinema 4D é um software para modelagem 3D, texturização, iluminação, animação e renderização 3D que está que está se tornando bastante popular entre os animadores iniciantes pela sua facilidade em criar pequenas animações, usado principalmente para Motion Graphics.
O programa está disponível em 4 versões diferentes, Prime, Broadcast, Visualize e Studio, com cada uma fornecendo recursos diferentes. Funciona em Windows, e Mac OS, Já foi usado em alguns filmes/animações.
Cinema 4D possui uma interface intuitiva e um workflow lógico que possibilita aos desenvolvedores e designers um aumento significativo de produtividade em um curto espaço de tempo.
Ele é capaz de modelagem procedural e poligonal. Na modelagem procedural, são usados algoritmos para a criação de projetos complexos e que levariam muito tempo para serem criado do zero.
E quem opta pela modelagem poligonal utiliza formas geométricas como base para criar os personagens e objetos solicitados.
O programa apresenta um canal de refletância para adicionar brilho às cenas, um rastreador de movimento que combina elementos 3D e filmagens ao vivo e uma escultura conjunto de ferramentas para moldar suas criações.
Além de modelar e dar o acabamento necessário aos ambientes, pessoas e objetos criados, o Cinema 4D oferece diferentes funcionalidades de textura, animação e iluminação de objetos 3D, tornando a experiência do usuário ainda mais impactante.
Cinema 4D também vem com bibliotecas de materiais e objetos que estão cheias de objetos predefinidos, animações e materiais que podem ser acessados através do navegador de conteúdo.
O Radeon ProRender é um mecanismo de renderização rápido, livre e fisicamente preciso, completamente integrado ao Cinema 4D. Usuários avançados podem facilmente renderizar projetos utilizando o CineMan o RenderMan.
Cinema 4D foi abraçado pela comunidade Adobe After Effects, por causa das etiquetas de composição externa de C4D e objetos IDs que exportam dados 3D e separam inforamação de alpha e profundidade eficientemente e simples.
Por causa da função de exportação suportar também o Final Cut Pro da Apple Inc. e outros softwares populares, ele se adapta bem em algumas configurações de estúdios pós-produção.
Alguns profissionais que trabalham com o Cinema 4D usam a mesa digitalizadora (tablet gráfico), que possibilita maior controle dos objetos, principalmente das curvas de animação.
Uma ferramenta de software de animação 3D mais rápida que o Maya, o Cinema 4D oferece uma curva suave para o aprendizado, mas não cobre tudo como o Maya. O recurso de alta velocidade torna o software Cinema 4D desejável na televisão, anúncios e vários gráficos em movimento.
4. Modo
Modo é uma suíte de modelagem e animação 3D com modelagem avançada, escultura 3D, pintura 3D, animação e funções de renderização desenvolvidas pela Foundry.
Modo foi desenvolvido visando profissionais nas indústrias de VFX (efeitos visuais) e design. Comparado com algum outro software de animações 3D, o modo é relativamente fácil de aprender. Seus pontos altos são modelagem de superfície de polígonos e subdivisões, um mecanismo de partículas e animação processual.
Modo oferece uma ferramenta de modelagem objetiva e rápida chamada MeshFusion Boolean e ferramentas de esculturas integradas que trabalham em conjunto com os recursos do programa. Além disso você pode utilizar diversos add-ons e plug-ins para acelerar sua produção artística.
O software oferece uma porta de visualização e render progressivo para as engines Unity e Unreal (plataformas populares de desenvolvimento de jogos) que permite que você visualize os projetos à medida que eles avançam. Com o ajuste adequado das ferramentas de Modo, quanto mais você utiliza o programa, mais ele se adequa a sua forma de trabalho.
O Modo pode se encaixar diretamente em sua pipeline com as APIs Python e C++, com uma interface completamente personalizável e suporte aos principais padrões utilizados pela indústria como OpenSubdiv, OpenColorIO, OpenEXR, OpenVDB e Alembic.
Com uma modelagem poderosa 3D, ferramentas de escultura, janela de exibição e visualização com renderizador fotorrealista avançado, MODO permite interagir mais rápido para obter melhores modelos de conceito e produção.
Com fluxos de trabalho consistentes, montagem de ferramenta modular e uma interface intuitiva, MODO permite aplicar o conhecimento que você ganha em seus primeiros dias de exploração de cumprir as mais complexas tarefas sofisticadas.
O Modo oferece extrema agilidade aos profissionais para que possam experimentar diversas combinações de padrões, texturas, materiais, cores e integrá-lo a um workflow de produção para fabricação imediata, impressão em 3D ou para geração de imagens com a finalidade de impressão, apresentação web 360º e outras mídias.
Foundry Modo está disponível para Mac OS X e Windows . Você pode utilizar Modo por um período de avaliação de 30 dias, após esse período será preciso considerar investir na assinatura anual ou para ativação vitalícia.
5. Blender
Conhecido principalmente pela animação 3D, o Blender é uma ferramenta de modelagem de código aberto poderosa. Seja para criar um modelo estático, seja para criar uma animação em vídeo ou até um jogo, o Blender atende a praticamente todas as necessidades da modelagem 3D.
O programa disponibiliza uma variedade de ferramentas que podem ser usadas para criar personagens (com muita riqueza de detalhes, usando o recurso Sculpting). Outra possibilidade é a criação de modelagens a partir de superfícies e utilizando os modificadores, obter as alterações necessárias para modificá-los.
O Blender possui uma interface bem flexível controlada através do Python, com a possibilidade de ajuste de layouts, cores, tamanhos e até mesmo fontes. Para quem está mais envolvido com a área de programação, é possível usar nesse programa centenas de add-ons disponibilizados pela comunidade em geral, além de ser possível também criar o seu próprio add-on usando a API do Python que está disponível no Blender.
O serviço cria animações com movimentos independentes (para cada elemento) não lineares, poses, gestos e ações complexas que podem ser combinadas, reordenadas e alteradas individualmente, sem ser preciso refazer todo projeto. Ele ainda permite o uso de áudio e traz ferramentas para mixagem e edição de som, para complementar seu trabalho.
Os efeitos disponibilizados para serem aplicados aos projetos podem ser usados simultaneamente e oferecem resultados realistas. As texturas, curvas, efeitos e propriedades dos objetos, são controladas através do sistema de partículas, o que permite obter um controle total sobre seus aspectos. Um recurso oferecido nessa gama é o simulador de fluidos, que permite controlar a gravidade e viscosidade do objeto animado.
O aspecto de pipeline dessa ferramenta é perfeito para o uso de uma equipe, onde os artistas podem trabalhar na parte de uma cena e assistir a ela se juntar a elementos criados por outras pessoas.
O Blender possui dois grandes renderizadores inclusos que são Eevee e Cycles. O Eevee possui recursos avançados de volumetria, dispersão de subsuperfície, ambient occlusion, desfoque de movimento entre outros. Já o Cycles fornece também excelentes resultados e ferramentas para uma produção mais elaborada.
Um dos grandes trunfos do programa são seus usuários, que disponibilizam tutoriais e dedicam fóruns. Assim, eles garantem que os novatos consigam aprender a usá-lo sem problemas. Independente se está começando ou quer mudar de software, ele é uma alternativa muito eficaz.
O Blender é uma alternativa gratuita e uma das mais completas. Disponível para Windows, Linux e Mac OS. Assim, é uma opção para que o usuário aprenda e bote em prática criações que só conseguiria com um alto investimento.
6. Houdini
A maioria dos artistas 3d com conhecimentos mais amplos em relação ao mercado e diversidade de softwares 3D, sabe que quando o assunto é animação baseada em comportamentos físicos o software que mais se destaca é o Houdini. Os recursos e ferramentas do Houdini para gerar animações usando Rigid Bodies Dinamics e Soft bodies.
Houdini é um aplicativo de software de animação 3D desenvolvido pela SideFX, com sede em Toronto . Sua atenção exclusiva à geração procedural o distingue de outros softwares de computação gráfica em 3D .
Com o seu fluxo de trabalho baseado em nó procedural, o Houdini permite criar mais conteúdos de uma forma mais rápida para reduzir prazos e desfrutar de mais flexibilidade em todas as suas tarefas criativas.
O programa é perfeito para efeitos visuais para facilitar e aperfeiçoar o trabalho de artistas e diretores técnicos com seu ambiente dinâmicos.
O Houdini inclui um conjunto de ferramentas completo para estúdios se o usuário desejar utilizá-las para outras tarefas, tais como iluminação, animação ou modelagem processual.
Houdini ajuda você a criar modelos complexos como ambientes e paisagens urbanas. Ele fornece uma ampla variedade de polígonos, ferramentas de modelagem de Superfície de Subdivisão.
Você pode escolher entre uma variedade de aplicativos de renderização de terceiros, como Redshift, RenderMan, OctaneRender.
Houdini oferece uma maneira melhor de construir, esculpir e renderizar formações de nuvens.
Houdini é mais comumente usado em departamentos de efeitos visuais em filmes e jogos. Se vê presente em grandes empresas de efeitos visuais, como Walt Disney Animation Studios, Pixar, DreamWorks Animation, Double Negative, ILM, MPC, Framestore, Sony Pictures Imageworks, Method Studios, The Mill e outros.
Um aspecto interessante do software é que ele está disponível para Windows, Mac Os X e Linux.
A versão gratuita do Houdini FX, Houdini Apprentice pode ser usado por estudantes, artistas e amadores para criar projetos de modelagem 3D não comerciais.
7. Daz Studio
Daz Studio É um software de animação, renderização e modelagem 3D gratuita desenvolvido pela Daz 3D. Ele permite que o usuário para processar e desenvolver cenas 3D realistas e personagens.
O Daz Studio é o programa mais utilizado pela Marvel para a Produção de seus Filmes como Homem de Ferro, Thor, Vingadores, Capitão América entre outros. Também é muito utilizado em Produções em Hollywood.
Ele vem com recursos como 3D Morphing, posing, animação e renderização em tempo real acelerada por GPU, resultados fotorrealistas e também grande quantidade de tutoriais interativos e estes são livres de pagamentos.
O programa permite que você crie modelos 3D detalhados e cenas inserindo modelos prontos para uso. que podem ser criados em qualquer Soft 3D a partir do Base Mesh que oferecem.
O modelo é baseado em Morphers e alterando os Morphers você modifica as formas do corpo, também permite animar através da interpolação de poses usando Key Frames em Timeline e outro método exclusivo com Nodes que interpola as poses conforme você arrasta o mouse, gravando a animação ao mesmo tempo.
Você também pode comprar modelos por meio da DAZ 3D Store e inseri-los em sua cena. Após a inserção, você pode personalizar a aparência de pessoas virtuais, adereços, animais, acessórios, ambientes e veículos. Você pode selecionar diferentes poses para seus modelos e dar-lhes animações exclusivas.
O programa também permite que você selecione diferentes variações de iluminação e ângulos de câmera para visualizar suas criações 3D. Plug-ins estão disponíveis para adicionar funcionalidade aumentada ao programa.
O Daz Studio possui capacidades de exportação de ficheiros embutidas. Isso quer dizer que todo o o seu conteúdo Daz 3D pode ser apenas importado para outras ferramentas informáticas 3D mais populares, como 3DS Max, Mudbox e Maya.
It é compatível com Windows e Mac OS X. é o programa Perfeito para quem não sabe nada de Modelagem e Animação 3D, e procura algo prático e com resultados profissionais.
Se você estiver usando isso para negócios ou lazer, verá que o programa é muito fácil de entender. Dentro de um dia, você estará completamente acostumado à sua interface.
8. Substance 3D Painter
O Adobe Substance 3D possui 4 ferramentas que podem ser comercializadas de forma separadas ou em uma suíte: Substance 3D Stager, Substance 3D Painter, Substance 3D Sampler, e Substance 3D Designer.
Adobe Substance 3D Painter é um programa poderoso para texturização 3D e 2D, que lhe permita texturizar em tempo real diretamente sobre o seu modelo 3D, proporcionando assim um ganho considerável no seu workflow.
O programa permite a pintura de diversos canais do mesmo modelo em tempo real, de forma não destrutiva. A resolução chega a 4K.
O usuário pode escolher entre centenas de tipos de pincéis com efeitos realistas e recursos exclusivos para criar diferentes efeitos nas texturas e ajustá-los para começar a pintar o material 2D ou 3D. Cada pincelada é automaticamente aplicada em todos os canais de cores de uma vez.
Graças à sua interface amigável e ferramentas excepcionais, ele tem sido a principal opção da indústria de games. O Substance 3D Painter possui materiais e máscaras inteligentes, e uma janela de visualização em tempo real de última geração.
Com ele, é possível ainda gerar todos os mapas e fazer a mesclagem entre eles, aplicando elementos gráficos, criando relevo ou alterando suas cores por meio de determinados canais.
Artistas 3D, game designers, desenvolvedores de jogos e até profissionais do cinema podem desfrutar de uma tecnologia pioneira dos efeitos visuais, que também está inclusa no Substance Painter. A YESBIS2 é uma ferramenta desenvolvida pela Silicon Studio para aperfeiçoar resultados.
Isso porque, com ela, é possível criar canais de pintura e sombras personalizadas, além de poder utilizar as opções que já estão disponíveis. Também é possível fornecer um aspecto mais realista ao trabalho com a pintura por partículas, que dão o efeito detalhado de água e terra, por exemplo.
Trata-se de uma ferramenta versátil, capaz criar materiais, modelos e texturas profissionais para personagens de jogos, armas, cenários, objetos e qualquer tipo de assets em geral. Por isso, o programa tende a ser o mais procurado até o momento quando o assunto é pintura 3D.
O programa está disponível para Windows, Mac e Linux, com integração e suporte para diversos softwares como 3DS Max, Blender, Cinema 4D, Maya e muito mais.
9. Zbrush
Criado pela Pixologic, ZBrush define o padrão da indústria para pintura e escultura digital. Seus recursos permitem que você use pincéis personalizáveis para moldar, texturizar e pintar tudo em tempo real.
Usado para a produção de personagens, ambientes 3D, esculturas digitais, cinema, jogos, ilustrações, publicidade, visualização científica, design de veículos, joias, educação, hobby, impressão 3D, profissionais liberais etc… Enfim este programa possui uma enorme variedade de uso.
Criado pela Pixologic, o ZBrush possui vários recursos para que os artistas digitais desenvolvam seu próprio estilo de trabalho.
Ele tem uma estilo único que o diferencia dos outros softwares, com uma grande semelhança de se estar manipulando “bonecos de argila”, oferecendo logo de inicio uma esfera e uma grande quantidade de recursos para escupi-la da forma que você bem entender, e como opção você pode usar também uma mesa digitalizadora.
Graças à sua interface intuitiva, o processo de criação fica muito mais fluído, com um sistema de composição capaz de integrar até modelos em paisagens panorâmicas. Oferece, ainda, uma variedade de filtros e efeitos para adicionar ainda mais precisão à renderização.
Como o ZBrush trabalha com dezenas de milhões de polígonos em tempo real, você pode pintar diretamente na superfície do modelo sem primeiro atribuir um mapa de textura ou UV’s. A resolução do mapa de textura não precisa ser decidida com antecedência. Isso oferece vantagens significativas em comparação com um fluxo de trabalho padrão.
Concebido em torno de um princípio de circularidade, os menus em ZBrush trabalham juntos em um modo não-linear e livre de método. Isso facilita a interação dos modelos 3D, imagens em 2D e 2.5D Pixols em novas e únicas maneiras.
Com as diversas e poderosas opções de exportação você pode facilmente prepará-lo para impressão em modelo 3D ou para uso de qualquer outro aplicativo digital.
ZBrush oferece todas as ferramentas necessárias para rapidamente esboçar um conceito em 2D ou 3D e, em seguida, levar essa ideia até à sua conclusão.
O que você precisa mesmo é ter noções de escala, iluminação, texturas e cores. Assim, você pode transformar em objetos tudo o que sua imaginação permitir.
10. Sculptris
O ZBrush é um software pago, mas se você não quer investir no início, a Pixologic criou o Sculptris, uma versão grátis com menos recursos.
O Sculptris é uma ferramenta para criação de esculturas digitais, oferecendo um vasto catálogo de ferramentas de polimento de modelos 3D para animações, games e renderizações.
Esse software tem como objetivo modelar formas 3d. Sua interface apresenta a representação de uma massa de modelar em forma esferica, onde é possível a criação de vários objetos e formas.
No modo ‘esculpir’ (sculpt), o usuário edita a geometria da malha de sua forma 3D, e no modo ‘pintura’ (paint), pode usar vários pincéis para criar texturas realistas sobre a superfície.
O software também conta com ferramenta “Rigging” que é um processo em que o modelo 3D recebe algum tipo de esqueleto para ser posicionado, isso é feito usando uma estrutura do ZSphere.
Possui recursos de exportar seus modelos para outros software sem perda de qualidade. Você pode ter uma excelente noção do ZBrush usando o recurso que a própria Pixologic disponibilizou.
Trabalhar com o Sculptris pode ser um bom avanço para quem está acostumado e limitado aos softwares mais simples que oferecem somente primitivos e ferramentas básicas de renderização. Depois de certo tempo de estudo, leitura e tutoriais, é possível produzir ótimos modelos.
Conclusão
Esta é a lista dos softwares de Modelagem & Animação 3D gratuitos e pagos. Qualquer que seja a sua necessidade, existe um aplicativo perfeitamente adequado para ela.
Escultura Digital para ZBrush, Mudbox, Sculptris, Blender ficou mais fácil com a Mesa Digitalizadora da XPPen. Tenho tado a trabalhar num modelo 3D e tratares de texturas em zbrush com a 15,6" Display Interativo XPPen Artist 15.6 Pro e dá para o gasto, Mil vezes melhor que o rato e a pressão dá bastante jeito.
Para quem está começando a usar softwares de modelagem e Animação 3D, o ideal é experimentar todas as ferramentas à sua disposição e investir naquela em que você se sente mais à vontade para deixar sua criatividade rolar!
É claro que utilizar o melhor software de modelagem e Animação 3D não torna você um super artista automaticamente. Portanto, ainda é preciso aprimorar as habilidades e, definitivamente, sempre continuar estudando o assunto.
E você, já experimentou algum desses softwares? Qual deles você acha melhor? Deixe sua opinião aqui nos comentários!
11:23 Publié dans Bons plan | Lien permanent | Commentaires (0)
10/10/2022
12 melhores Programas grátis e pagos para Arquitetura 3D
Você e sua organização estão buscando por um Programa de Arquitetura de qualidade?
Os programas de arquitetura utilizados tanto para o desenvolvimento do desenho técnico quanto para modelagem computacional 3D, vem se tornando cada vez mais importantes para profissionais da área de construção civil.
Os programas de arquitetura permitem a eficiência dos fluxos de trabalho no desenvolvimento de projetos. Com eles, é possível desenvolver projetos, além de acompanhar todo o processo de criação e até mesmo fazer planos orçamentários, por exemplo.
A utilização de programas de arquitetura são ferramentas essenciais para que o profissional consiga elucidar suas ideias para clientes e demais pessoas envolvidas. Além disso, o aspecto visual do projeto é extremamente importante, sobretudo quando se tenta ganhar um cliente.
Com os diversos programas de arquitetura presentes no mercado, o arquiteto pode ter sua criatividade estimulada e tentar diferentes opções para um mesmo projeto, antes de apresentá-las ao cliente.
Se você sonha em ser um arquiteto ou se já é um profissional da área, os softwares de arquitetura para visualização de maquete eletrônica são umas das principais coisas que você deve dominar e utilizar no seu dia a dia para criação e apresentação de projetos 3D.
Com um mundo em constante avanço tecnológico, diversas opções de softwares surgiram para facilitar a sua vida como arquiteto (a). Com isso, se você quer se tornar um profissional de sucesso, é de suma importância que você domine estes programas que você verá hoje.
Quais são os Softwares Mais Usados na Arquitetura?
Existem muitos programas de arquitetura disponíveis no mercado: softwares CAD, softwares BIM, software para renderização e pós-produção.
“CAD” significa “Desenho Auxiliado por Computador” (Computer-Aided Design no original) e “BIM” significa “Modelagem de Informação da Construção” (Building Information Modeling, também no original).
A tecnologia CAD, presente em softwares como o AutoCAD, permite a realização de desenhos técnicos 2D e 3D de forma computadorizada.
A tecnologia BIM é um processo baseado em modelagem 3D que possibilita o design de arquitetura, engenharia e construção de forma multidimensional.
O Revit e o Archicad fazem parte dos softwares que implementam a metodologia BIM como recurso nas suas ferramentas.
O que é renderizador? Renderizadores são programas que fazem imagens e até mesmo vídeos extremamente realistas da sua maquete eletrônica, sendo os renderizadores mais usados no SketchUp o V-ray e o Lumion.
Entenda as diferenças entre CAD e BIM
No CAD, o objeto principal é o desenho, isto é, a forma desenhada de maneira assistida pelo computador; ao passo em que, no BIM, o objeto principal é a informação modelada de forma assistida pelo computador.
O CAD é uma tecnologia excelente para utilização em qualquer área do conhecimento ou do mercado para criação de desenhos técnicos com facilidade, agilidade e precisão.
Mesmo com o crescimento da adesão aos softwares BIM na área de arquitetura e urbanismo, o CAD continua sendo referência para representação gráfica de plantas baixas.
Já o BIM é uma tecnologia com foco nas áreas da arquitetura, engenharia e construção civil que extrapolou os limites da representação gráfica do desenho auxiliado por computador.
Diferente do CAD qualquer alteração no Modelo BIM será automaticamente refletida no projeto, de maneira instantânea os desenhos documentados (2D) plantas, cortes e elevações assim como a lista de quantidades serão atualizados simultaneamente em tempo real.
A implementação de softwares BIM para projeto, modelagem e gestão de obras instala um processo colaborativo em uma plataforma unificada e centralizada, que possibilita a atribuição de informações e parâmetros aos desenhos técnicos convencionais, transformando-os em elementos inteligentes.
Desta forma, o BIM permite o trabalho conjunto de arquitetos, clientes, construtores, engenheiros e outros atores relevantes em um único processo inteligente e compartilhado.
A Modelagem de informações da Construção (BIM) vem se tornando cada vez mais obrigatória na arquitetura e na construção como um todo. Simular uma construção dentro do ambiente gráfico aumenta a produtividade e diminui o retrabalho, otimizando os custos.
Em resumo, as ferramentas CAD podem ser melhores quando o propósito é desenvolver desenhos técnicos; BIM, por sua vez, podem ser melhores aplicadas quando a proposta é criar modelos que já apresentem ao usuário aspectos imagéticos do que se projeta.
Programas de Arquitetura: Quais eu devo escolher?
Escolher o software mais adequado pode levar tempo e várias pesquisas. A escolha não trata apenas das funcionalidades e dos valores, mas deve levar em consideração o fluxo de trabalho e as diferentes necessidades do projeto.
muitos profissionais de arquitetura e design de interiores, utilizam mais de um software para executar as representações gráficas em projetos. Isso porque, todos tem seus pontos positivos e negativos, e os arquitetos usam as melhores ferramentas que cada um dispõe.
A escolha do software depende de qual tipo de projeto está se desenvolvendo. Projetos mais simples e rápidos podem se adequar melhor com programas CAD e projetos maiores, que exigem 3D detalhado e listas de quantitativos, requerem a utilização de uma plataforma BIM.
A maior parte dos programas de arquitetura, pelo menos os mais conhecidos, são pagos. E bem pagos, aliás. Mas existem também programas de arquitetura gratuitos, que são alternativas não só econômicas mas também muito eficientes.
Este artigo pretende abordar as diferentes soluções disponíveis no mercado, para que você possa fazer a melhor escolha para o seu trabalho!
Os 12 programas mais utilizados pelos arquitetos
1. Autocad
O Autodesk AutoCad é um dos programas de arquitetura mais tradicionais e utilizados, criado em 1982 e baseia-se na tecnologia CAD. Pioneiro em Arquitetura e mundialmente conhecido.
Antes da criação do AutoCAD, as plantas e desenhos arquitetônicos eram feitas à mão pelos profissionais, que precisavam apoiar o papel em uma prancheta para visitarem seus clientes.
O principal uso do AutoCAD na Arquitetura é o desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais. As criações podem ser feitas tanto em 2D como em 3D e também permite que o usuário movimente o objeto em diversas posições.
O software permite que o arquiteto crie projetos com uma grande riqueza de detalhes, o que é interessante tanto para o seu desenvolvimento quanto para a apresentação ao cliente. Assim, ele consegue visualizar exatamente o que o profissional está propondo e cria expectativas mais reais.
Além dessa, que é a sua principal funcionalidade, o Autodesk AutoCAD também faz cálculos estruturais, interpreta desenhos feitos à mão, produz animações, converte modelos em interpretações 3D, coordena arquivos e contribui com a redução de erros no projeto final.
Como o AutoCAD tem um ambiente com recursos e ferramentas voltados para arquitetos, o software possui diversas possibilidades, com uma vasta biblioteca para arquitetura.
O programa é compatível com a maioria dos softwares disponíveis no mercado, sendo possível importar e exportar arquivos com facilidade. através desse programa também você pode gerar um arquivo base pra começar a modelar ele em 3d em outros programas, como por exemplo o SketchUP.
O software não é gratuito, você pode utilizá-lo sem custos em uma versão trial, por um curto espaço de tempo, mas seu uso contínuo significa fazer uma assinatura paga, com armazenamento na nuvem.
2. Revit
Também da Autodesk, o Revit é o principal software para BIM usado no mundo inteiro. Ele é um software que possui suporte a um processo de projeto multidisciplinar, para trabalhos colaborativos.
O Revit conta com recursos específicos do setor e bibliotecas para arquitetura, mecânica, elétrica e muitas outras áreas. O programa possui funções de desenho 2D, modelagem 3D e pode ser usado para o desenvolvimento de praticamente todas as fases de um projeto.
Com o Autodesk Revit é possível criar um projeto desde sua parte estrutural à parte arquitetônica, e também todos os sistemas complementares como hidráulica, elétrica, sistema mecânicos.
Por abranger diversas áreas e possuir funções variadas, o software Revit possibilita a produção de projetos e documentação consistentes e muito completos com base nos modelos.
O usuário consegue criar um modelo digital da sua edificação de forma bem precisa. Neste software, ao mesmo tempo em que o projeto 2D é desenhado o programa desenvolve automaticamente o modelo 3D junto com a lista de materiais que serão usados na construção desse projeto, ou seja, ele é um programa 3 em 1, o que otimiza o tempo de trabalho.
Em termos de apresentação possui um renderizador interno que oferece uma excelente qualidade para o cliente sentir como será seu projeto.
O aplicativo suporta uma ampla variedade de formatos de arquivo e permite que os usuários criem seus modelos com uma ampla variedade de ferramentas. Por ser compatível com o Autocad facilita muito a transição e a interação entre os softwares.
A presença de vários recursos avançados torna o Revit um software completo que requer um investimento de tempo para o aprendizado; no entanto, pode ser a ferramenta certa para quem tiver que trabalhar com várias pessoas no mesmo projeto, graças às funções avançadas de colaboração e comunicação.
Mas embora o Revit tenha uma grande demanda no mercado e uma forte plataforma de desenvolvimento com maior coordenação e colaboração, ele não roda em computadores Mac, apenas Windows.
3. Archicad
O ArchiCAD é um software BIM desenvolvido pela Graphisoft, uma empresa húngara. Assim, o ArchiCAD permite criar a edificação em um modelo 3D. Qualquer alteração no modelo BIM implica a atualização automática do projeto 2D.
Na verdade, o Archicad surgiu antes do Revit como primeiro modelador software de construção virtual com binando a modelagem 2D e 3D. Um ponto favorável para o Archicad é ele ser um pouco mais amigável que o Revit em termos de Hardware.
O Archicad traz tudo que já foi mencionado no Revit como a modelagem da informação da construção. Tem uma enorme capacidade de agregar informações o que torna um atrativo para projetos maiores.
O ArchiCAD pode ser usado para todos os tipos de projetos de arquitetura, como edificação, urbanismo, iluminação, paisagismo, interiores e outros, seja em grandes ou pequenos projetos. Ele é muito usado por arquitetos e também por outros profissionais da área, como engenheiros, designers e mais.
Possui uma interface amigável o que desperta interesse dos estudantes e iniciantes na plataforma BIM. O Archicad oferece diversas ferramentas para automatizar processos mais complexos.
O software oferece uma biblioteca interna, onde é possível alterar as propriedades estabelecidas de forma prática, por exemplo, as dimensões de esquadrias, luminárias, móveis, equipamentos sanitários, vigas, lajes, entre outros podem ser alteradas com poucos cliques.
Um dos destaques no Archicad é a ferramenta de criação de escadas, tornando-a uma tarefa fácil. A integração do Archicad com o VRay agrega a opção de apresentações foto realísticas dos projetos.
Para deixá-lo mais atraente e com funções adicionais, há dezenas de plugins no Archicad que acrescentam importantes elementos ao que é desenvolvido no programa.
O arquiteto ou estudante pode baixar as extensões criadas pela própria Graphisoft ou lançar mão dos plugins para Archicad criados por outras empresas especialmente para a plataforma de modelagem.
O Archicad foi o primeiro software para projeto de arquitetura disponível para os sistemas operacionais do Microsoft Windows e da Apple Mac. Além disso, as inovações para as plataformas móveis iOS e Android assegura processos de projeto e colaboração sem interrupções, disponíveis para todos os colaboradores e partes interessadas.
4. Rhinoceros 3D
Rhinoceros 3D, conhecido como Rhino ou Rhino3D, é um software de modelagem tridimensional baseado na tecnologia NURBS.
O programa nasceu como um plug-in para o AutoCAD, da Autodesk. Posteriormente, mais desenvolvido, o projeto se tornou um aplicativo independente. É usualmente utilizado em diversos ramos de design, em arquitetura e também engenharia mecânica.
Essa tecnologia NURBS é um modelo matemático utilizado na computação gráfica para gerar e representar curvas e superfícies, que oferece, ao mesmo tempo, grande flexibilidade e precisão para a manipulação de formas, seja de maneira livre ou analítica.
Com o Rhino trabalhe livremente com curvas 2D ou 3D, superfícies de sólidos e malhas, importe modelos existentes, geometria, referências fotográficas ou desenhos através de uma vasta gama de tipos de arquivo.
Um fluxo de trabalho fluido garante aos designers a liberdade de modelarem sem qualquer limitação o que desejarem e como desejarem, mantendo sempre um excelente nível de precisão.
Para os que necessitem também um plugin de programação visual paramétrica, o Grasshopper pode ser de grande ajuda. tornando experiencia de modelagem mais profunda.
Apesar do software não ter sido desenvolvido com base no processo BIM, ele consegue comunicar-se com os principais softwares (REVIT e ARCHICAD) do processo, isso graças a sua flexibilidade conversando até com o principal formato CAD (DWG) e ao utilizar addins para exportar para via IFC.
O Rhino apresenta um verdadeiro ambiente de trabalho 3D e abrange um conjunto completo de ferramentas familiares em 2D adequadas para a apresentação do seu projeto, quer na fase inicial como no final do seu trabalho.
O Rhinoceros em relação aos seus concorrentes possui um dos maiores custo benefício, no Rhino é adquirido o software de licença vitalícia.
5. Sketchup
O SketchUp é um modelador 3D desenvolvido por uma pequena empresa do Colorado (EUA) chamada At Last Software e que, posteriormente, foi comprado pela Google e atualmente pertencente a Trimble Navigation.
O Sketchup é um dos programas mais desejados do mercado por arquitetos e desingners quando o assunto é modelagem 3D. Ele é utilizado para design de interiores, criação de móveis, desenvolvimento de games e de produtos em geral, além disso, também pode ser utilizado para uso pessoal, pois estimula a criatividade e possui fácil manipulação.
Uma das principais vantagens do programas é sua funcionalidade e facilidade de uso. O aprendizado do software é muito mais simples que outros concorrentes, o que o torna atrativo pra quem está começando sua carreira.
É considerado de fácil manipulação. Através se seus comandos é possível criar volumes tridimensionais e aplicar medidas, cores, texturas, luzes e sombras, por exemplo. A modelagem realizada pelo SketchUp se torna ainda mais realista quando passa por uma renderização, que são imagens fotorrealistas. Para isso, é necessário instalar um plug-in V-Ray ou Lumion.
Outra vantagem do SketchUp é a 3D Warehouse. Se trata de uma plataforma integrada com o software, que reúne a maior coleção de blocos tridimensionais em todo o mundo: cerca de 2.2 milhões de arquivos disponíveis. As opções abrangem desde modelos de mobiliário, objetos decorativos, plantas, esquadrias, até texturas de materiais ou elementos estruturais.
Muitos arquitetos se utilizam do Sketchup para a fase conceitual do projeto. Mas o Sketchup não para por aí. Muitos escritórios de arquitetura utilizam todo potencial do Sketchup indo além da maquete eletrônica, desenvolvendo projetos completos de execução gerando a documentação por intermédio do complemento Layout. Existe plugins que deixam o Sketchup apto para trabalhar dentro da plataforma BIM.
Uma das funções mais impressionantes do SketchUp é a geolocalização do arquivo. Com ela podemos posicionar o projeto exatamente em suas latitudes e longitudes e elaborar estudos de insolação fiéis ao existente.
O SketchUp contém duas versões para a utilização, a versão paga e a gratuita. É claro que a gratuita possui as suas limitações, mas já ajuda bastante quem está começando na área.
6. Vectorworks
Utilizado por mais de 600 mil profissionais dos setores de arquitetura, paisagismo e iluminação, o Vectorworks é um software para BIM com modelagem em 2D e 3D.
Trata-se de uma solução que valoriza a simplicidade, cujo projeto pode ser feito de forma tradicional – como um programa CAD convencional.
O software atualmente é composto com uma variação que busca atender de maneira mais eficaz seus usuários separando as ferramentas de maneira a otimizar o fluxo de trabalho do usuário.
Vectorworks Fundamentals tem como base desenvolvimento de projetos 2D e modelagem 3D, recursos para documentação de projeto (anotação 2D).
Graças a seu exclusivo motor de modelagem 3D, o Parasolid, o Vectorworks oferece os mais poderosos recursos de modelagem 3D NURBs, além de avançados recursos para a geração de uma elaborada e precisa documentação técnica e planilhas totalmente integradas ao modelo.
Vectorworks Architect contém diversas ferramentas necessárias do fluxo BIM, o que torna o trabalho mais flexível e com associação de documentação inteligente.
O Vectorworks Landmark é direcionado ao paisagismo, onde contempla ferramentas únicas como alteração de terreno, objetos urbanos, arvores, taludes, platôs entre diversos outros necessários para o desenvolvimento de projetos em BIM para paisagismo.
O Vectorworks Spotlight possui ferramentas voltadas para o desenvolvimento de projetos de iluminação para shows, eventos, cenários, stands de feira entre diversos outros.
Com o software de plataforma cruzada, os designers podem criar modelos visuais ricos em dados sem sacrificar o processo de design e colaborar com eficiência durante todo o ciclo de vida do projeto.
O programa apresenta recursos para desenho e projeto em 2D em um ambiente 3D simplificado mas que permite visualizar e editar os modelos de projetos com facilidade.
A criação dos desenhos de projetos pode ser feita simultaneamente em 2D e 3D (modelagem 3D), e permite também navegar pelo projeto com uma interface aperfeiçoada para uso facil e intuitivo.
Os usuários do Vectorworks agora podem usar o Enscape com seu software de modelagem favorito para criar renderizações bonitas e realistas em questão de segundos. As renderizações do Vectorworks podem ser experimentadas através de realidade virtual, oferecendo melhor envolvimento e apresentação do cliente.
Uma ampla biblioteca também acompanha o programa. Disponível gratuitamente por 30 dias e possui licenças sem custo para instituições de ensino e estudantes; Investimento: US$3045 pagos apenas uma vez.
6 Programas de renderização arquitetura mais utilizados
Como arquiteto você tem uma visão de como seu design final vai ficar, mas nem sempre as ferramentas disponíveis suprem todas suas necessidades de representação.
Os renderizadores são softwares desenvolvidos para a aplicação de propriedades físicas em materiais e configurações de iluminação aplicados aos modelos 3D.
Com o processo de renderização, o arquiteto pode prever com uma precisão impressionante como o projeto se comportará quando estiver concluído.
É um recurso muito importante, tanto para atrair o olhar do cliente quando para o a satisfação do profissional, pois facilita a visualização de cada ambiente e do espaço ocupado pelo mobiliário escolhido. Por isso, todo arquiteto deve conhecer e dominar os seguintes programas renderizadores:
7. V-Ray
O Vray é um dos renderizadores mais utilizados hoje no mercado por sua eficiência e qualidade. É um renderizador desenvolvido pela empresa búlgara Chaos Group em 2002.
O V-Ray possui um conjunto muito extenso de ferramentas e recursos, e fornece uma vasta gama de modelos e texturas com os quais você pode trabalhar, sem mencionar a alta velocidade e uma integração perfeita. Há uma curva de aprendizado acentuada no que diz respeito aos seus inúmeros recursos avançados.
Este software traz ao modelo o realismo tão desejado aos projetos arquitetônicos e de interiores, através da configuração de materiais para Vray extremamente parecidos com os materiais da vida real, como vidros, metais, os famosos espelhos do Vray, entre outros.
Através de um renderizador, os modelos tridimensionais passam por um processo de aprimoramento através de inúmeros cálculos que geram uma imagem muito próxima de nossa realidade.
Um dos pontos positivos é que há como configurar o VRay para quase todos os modeladores 3D utilizados atualmente, incluindo os mais populares como o SketchUp, Revit e o 3ds Max. Por este motivo, o VRay é um dos mais acessíveis e completos.
Tal popularidade permite um leque muito maior de suporte online, onde a Chaos Group possui tutoriais e fóruns que permitem discussões sobre possíveis problemas e novas combinações de parâmetros e configurações que possam gerar imagens com mais qualidade e em menor tempo.
Sendo sem dúvida um dos softwares de renderização arquitetural, você pode esperar um preço elevado, mas ficará feliz em saber que os plug-ins V-Ray têm preços muito competitivos.
8. Lumion
O Lumion é um software de renderização feito especialmente para arquitetos e amplamente utilizado atualmente. Foi produzido pela empresa Holandesa ACT3d e possui a funcionalidade de renderização em tempo real via placa de vídeo.
Possui uma curva de aprendizado “rápida”, já que a interface é amigável e simples. Sua facilidade de uso o torna adequado para designers e arquitetos que desejam renderizar, não sendo através de plugin.
O Lumion é totalmente compatível com quase todos os programas 3D e CAD. Ele suporta a importação de modelos gerados nos principais softwares de modelagem (Revit, ArchiCAD, AutoCAD, SketchUP, 3DS MAX e Rhinoceros).
Após importar o modelo, em Lumion, você pode usar ferramentas nativas simples e intuitivas para modelar o terreno.
Com uma enorme biblioteca de projetos, como: vegetação de várias espécies, modelos decorativos na cena exterior, veículos e pessoas.
Um dos efeitos mais utilizados no Lumion é a de céus reais, esse efeito consiste em mapas HDR’s (High Dynamic Range Image) que são arquivos de fontes realistas de iluminação com a representação de um céu real!
O Lumion possui também um sistema de efeitos, partículas e estilo artístico, e um sistema de materiais, que pode configurar facilmente a textura do projeto em tempo real.
Com ferramentas intuitivas, recursos e uma grande biblioteca de conteúdo, não há limite de como você pode mostrar seu design exterior, interior, paisagístico ou urbano.
Tudo o que você precisa para dar vida aos seus projetos, gerando imagens de altíssima resolução, vídeos de até 4k e panoramas de 360°.
Então, em vez de mostrar apenas quatro paredes e um telhado, você poderá desenhar a casa dos sonhos do seu cliente, ou contar uma história que inflama as emoções, e os espaços onde a vida acontece.
9. 3DS Max
o 3ds Max é uma das ferramentas de modelagem e renderização mais utilizadas pelo mercado de Visualização de Arquitetura. No programa é possível realizar modelagens 3D, animações, renderizações e visualizações 3D.
O Autodesk 3ds Max foi desenvolvido em duas versões: Autodesk 3ds Max, desenvolvido especificamente para desenvolvedores de jogos e designers gráficos; e Autodesk 3ds Max Design, focado na visualização arquitetônica.
Sua interface, plugins e bibliotecas de blocos e materiais são muito variados e auxiliam no ganho de qualidade e produtividade para aqueles que dominam o software.
No 3DMax é possível modelar apenas a cena a ser trabalhada, ou seja, em uma apresentação exterior apenas o volume do projeto ou, em projeto de interiores, apenas os ambientes a serem trabalhados Como seu foco principal é exatamente a modelagem 3D e a renderização a qualidade de apresentação é infinitamente maior que a opção oferecida pelo Revit.
Soma-se a essas características animações fly-through onde se permite “voar” sobre o modelo tendo um panorama de sua volumetria. Para projetos de interiores, conta com uma extensa biblioteca que pode ser baixada e utilizada nos projetos.
Há centenas de plug-ins para 3ds Max com o objetivo de melhorar projetos trazendo mais ferramentas e recursos para deixar os trabalhos feitos no software cada vez mais realista.
Uma destas finalidades é a criação de vegetações densas usando o FOREST PACK, um organizador e criador de materiais V-RAY bem gostoso de trabalhar como o SIGERSHDERS entre tantos outros plugins para facilitar a rapidez e a criação das volumetrias arquitetônicas.
10. Enscape
Para quem ainda não conhece, o Enscape nada mais é que um plugin de renderização em tempo real de imagens, vídeos e realidade virtual usado em arquitetura, engenharia e construção.
Em poucos segundos, o Enscape transfere seus dados CAD, que geralmente são criados em programas como o 3ds Max, Cinema 4D, Revit, Rhino ou SketchUp em um modelo dinâmico altamente realista.
Você não precisar sair do software para renderizar, o que facilita e acelera ainda mais seu fluxo de trabalho otimizando seu tempo. se você fizer alterações no modelo, poderá vê-las imediatamente refletidas na renderização.
O Enscape usa um método inteligente para criar rastreamento de caminho e renderização precisa do material por meio do sistema de iluminação global.
Ele utiliza a GPU do computador para realizar o cálculo de render e a qualidade das imagens renderizadas é incrível. Com o Enscape Não Existe Espera Para Renderizar Imagens de Alta Qualidade, é Tudo em Tempo Real com Muita Praticidade e Produtividade.
É raro um único designer trabalhar em um projeto complexo, então o Enscape oferece ótimas ferramentas de colaboração que permitem a um grupo de pessoas completar a renderização 3D e fazer anotações em áreas que precisam de algum tipo de ajuda.
Os membros da equipe e até mesmo as partes interessadas externas podem visualizar facilmente a versão mais recente da renderização e se comunicar claramente uns com os outros sobre o que precisa acontecer.
11. Maxwell Render
O aplicativo Maxwell Render é adequado para usuários que criam 3D visualizações em filme, design, arquitetura, efeitos visuais e animação. Está disponível para plataformas Windows, MAC OS X e Linux.
O mecanismo originalmente foi utilizado como ferramenta para animação e efeitos visuais. O recurso Multilight, próprio da marca Maxwell Render, permite mudanças de intensidades de luz e cores em tempo real.
O produto está disponível como um aplicativo independente ou um plugin com outros aplicativos 3D populares, como Rhinoceros, ArchiCAD, 3ds Max, Sketchup e Cinema 4D.
A tecnologia por trás de Maxwell Render permite aos usuários criar materiais, set de luzes e câmeras, e renderizar cenas 3D, tudo de uma maneira incrivelmente realista e intuitiva, resultando em imagens que são indistinguíveis a partir de fotografias.
Maxwell Render permite que você pegue modelos 3D e crie imagens, filmes e animações.
Ele fornece o Maxwell Studio, que consiste em um ambiente 3D que permite compor, editar e renderizar sua imagem.
O programa apresenta emissores pontuais para emular efeitos de iluminação, amostragem extra para renderizar uma área específica de uma imagem a um nível de amostragem mais alto e uma ferramenta de animação para gerar animações de cena simples.
Se você precisa criar imagens, filmes ou animações fotorrealistas e pode arcar com o custo, Maxwell Render é uma ótima ferramenta.
12. Twinmotion
Twinmotion é uma ferramenta de visualização arquitetônica suportada pelo motor de jogo Unreal Engine desenvolvido pela Epic Games.
Com o Twinmotion é possível sincronizar com softwares de modelagem 3d, como Sketchup, Revit, Archicad, Rikcad e RHINO, sendo compatível com mais de 21 formatos de arquivos como FBX, C4D, SKP e OBJ.
Sendo famoso por sua facilidade de uso, você pode estar trabalhando em uma planta no CAD ou BIM e em segundos já estar submerso no mundo da renderização realista, sua experiência com a interação 3D é uma das melhores nos softwares da nova geração, nada muito demorado e nem complexo.
Contendo uma interface interativa, qualquer um pode aprender a manusear a ferramenta facilmente, basta começar e descobrir quais seus recursos.
O twinmotion conta com uma ferramenta de modelagem de terreno simplificada e intuitiva, além de uma vasta biblioteca de itens como: vegetações com várias espécies, modelos de decoração para cenas internas e externas, veículos e pessoas, um sistema de efeitos, partículas e estilos artísticos, além de materiais que permite configurar de forma simples e intuitiva as texturas do seu projeto em tempo real.
Tudo que você necessita para dar vida a apresentação ao seu projeto, podendo produzir, imagens em altíssima resolução, vídeos e panoramas 360°.
A EPIC games disponibiliza três licenças para adquirir o Twinmotion, sendo elas: Teste grátis (ilimitado), Licença Educacional e Licença Comercial .
Para você Arquiteto ou Designer de Interiores que não quer perder tempo para atingir uma qualidade fotorrealista de seus projetos, e não pode pagar por um software concorrente, o Twinmotion é IDEAL!
Ao fazer a compra do software você tem acesso a uma comunidade, onde muitos usuários postam vídeos que podem ajudar quem está iniciando a jornada com o programa, além é claro de dicas, truques e atalhos que irão favorecer até os mais profissionais.
tablet gráfico para desenho arquitetura
A opção de usar uma tablet de desenho (mesa digitalizadora) para trabalhar com softwares 3D é uma questão simplesmente de costume e preferência pessoal.
Não se costuma utilizar mesas digitalizadoras em programas de cad, nesse tipo de programas é tudo à base de teclado, utiliza-se muito pouco o rato.
Acredito que se você vai usar somente a tablet gráfico no Programa CAD, não vai valer muito a pena....
Mas, se você pretende usá-la para desenho/pintura seja 3D ou 2D, recomendo com toda a certeza!! Também é extremamente útil se você faz modelagem em programas como o ZBrush ou o SketchUP.
Elas conseguem diferenciam o ângulo e força da caneta e ajustar automaticamente a espessura da linha criada (entre outras coisas, mas para mim pessoalmente esse era o factor mais importante).
Entre os linhas de produtos da XPPen destacam-se a de mesas digitalizadoras Star e Deco, os displays interativos Artist. as XPPen Artist são as melhores. Se você não vai começar a trabalhar profissionalmente, porém, para se adaptar pode valer a pena investimentos menores.
Eu pessoalmente gosto muito da XPPen Deco 01 V2 e já utilizei muito a XPPen Artist 16 (2ª geração), mas existe também uma questão de entender qual vai funcionar melhor pra você, então realmente começar pelas mais simples vai te ajudar a entender o que funciona e o que não funciona no seu caso. Superfícies maiores, mais ou menos sensibilidades, leveza do stilus, etc.
Uma das coisas mais legais que essas mesas possuem são os botões onde vc pode colocar comandos personalizáveis, tanto na mesa quanto do lado da caneta. É muito útil para colocar os comandos da borracha ou de desfazer uma ação, dependendo de onde você está desenhando. Muito legal mesmo .
Conclusão
Espero que você tenha gostado, esses foram os softwares mais usados na arquitetura! É essencial que hoje em dia um profissional da área tenha familiaridade com o mundo computacional, diante de um mercado que se torna cada vez mais competitivo e tecnológico.
A arquitetura é uma das áreas que mais têm sido beneficiadas pelas inovações tecnológicas. Softwares especializados fornecem aos profissionais e estudantes da área os recursos necessários para criação de projetos cada vez mais precisos e claros.
O fato é que não existe um melhor programa para todo mundo, Cada programa de Arquitetura possui recursos exclusivos que podem ajudá-lo a obter resultados melhores e mais rápidos.
Utilizando programas de arquitetura – gratuitos ou pagos – nos seus projetos, o seu trabalho alcança maiores resultados e meios de chegar ao cliente através de uma apresentação bem executada.
Caso você conheça algum arquiteto ou alguém que pretende fazer arquitetura, envie este conteúdo!
Sem sombra de dúvidas este conteúdo irá agregar muito no desenvolvimento profissional dessa pessoa.
04:32 Publié dans Bons plan | Lien permanent | Commentaires (0)
20/09/2022
7 melhores mesas digitalizadoras sem fio bluetooth para pc portátil
Os mesas digitalizadoras são essenciais para quem utiliza o computador portátil ou desktop.
Com este tipo de acessório, tarefas como desenhar, escrever, tomar notas, editar fotos, jogar osu, trabalhar com softwares mais simples ou mais complexos são facilitados.
Há muitas formas de dividir os mesas digitalizadoras. Podemos dividir pelo interface, ou seja, com e sem fios e aqui há uma vantagem em termos de portabilidade nos sem fios.
Comprar uma mesa digitalizadora sem fio bluetooth tem sido a primeira opção de muitos usuários que querem comprar o acessório para notebook, mac ou pc. Porém, será que essa é a melhor alternativa quando o assunto é custo-benefício?
O que é uma mesa digitalizadora sem fio? para que serve?
Como seu nome sugere, uma mesa digitalizadora sem fio não é ligado por nenhum cabo. Em vez disso, ele é conectado ao computador ou outro dispositivo por meio do Wi-Fi (2,4 GHz ou 5 GHz) ou da rede Bluetooth.
Esse tipo de conexão varia conforme a tecnologia do mesa digitalizadora escolhido. Mas, de qualquer forma, ele garante maior mobilidade ao usuário e costuma ser mais ergonômico.
mesa digitalizadora para portátil, com ou sem fios?
Comparamos as vantagens e desvantagens de mesas digitalizadoras com ou sem fio. Confira a análise abaixo.
Vantagens do mesa digitalizadora sem fio
Os mesas digitalizadoras sem fio são conectados aos computadores via radiofreqüência (RF 2.4 GHz) ou tecnologia bluetooth, o que significa que eles não precisam de fios para que possam funcionar.
Ao eliminar fios, o teclado Bluetooth não só facilita a manutenção e a portabilidade do PC, mas também ajuda a deixar o espaço mais organizado.
mesas digitalizadoras sem fio são ótimos para pessoas que usam seu computador em movimento. Eles podem ser usados em qualquer quarto da sua casa, e você não precisa se preocupar em ficar emaranhado com um cabo que seja muito longo ou curto.
Outra vantagem é que os mesas digitalizadoras sem fio tendem a durar mais do que seus pares com fio porque não há partes móveis dentro deles que possam se quebrar ou se desgastar com o tempo. Isto significa que o mesa digitalizadora funcionará perfeitamente por anos sem precisar de reparos ou substituições.
Desvantagens do mesa digitalizadora sem fio
A maior desvantagem de uma mesa digitalizadora para desenho digital sem fio é que ele usa pilhas. Isto significa que você terá que continuar comprando pilhas novas e substituí-las quando elas acabarem, o que pode ser irritante se você não gosta da idéia de ter que fazer isto o tempo todo.
Pessoas mais esquecidas podem acabar ficando na mão por falta de energia no mesa digitalizadora. Quando a pilha ou bateria está fraca, o mesa digitalizadora também passa a não responder mais como antes.
Além disso, como estes mesas digitalizadoras usam ondas de rádio ao invés de cabos para a comunicação com seu PC ou laptop (ou console), há momentos em que pode ocorrer atraso no tempo de resposta.
Além do envio direto das informações, adiciona-se as etapas de codificação no transmissor, transmissão no ar e decodificação no receptor.
Outro problema é a interferência de outros dispositivos, como telefones sem fio e microondas. Se você mora em um bloco de apartamentos ou perto de uma estrada movimentada, isso também pode causar problemas.
Finalmente, os mesas digitalizadoras sem fio geralmente custam mais do que seus equivalentes com fio. o valor pago a mais para adquirir um modelo wireless, pode ser investido melhor em um outro com fio e mais tecnológico.
Tecnologia sem fio 2.4 GHz vs bluetooth
Em primeiro lugar devemos estabelecer que o termo sem fio não se enquadra a uma tecnologia específica de transmissão mas sim em um modo.
Pois sem fio é a denominação dada para qualquer tecnologia de transmissão que funcione de modo sem fio, sendo eles Wi-Fi, Bluetooth, etc.
A comunicação entre os dispositivos conectados na rede Wi-Fi é feita através do protocolo 802.11, que possibilita a eles reconhecerem as informações uns dos outros.
Ele utiliza um sistema de frequência de rádio de ondas curtas (2,4 GHz ou 5 GHz) para criar comunicação entre os dispositivos habilitados.
O Bluetooth é um dos métodos mais usados para conectar dispositivos sem fio, Ela possibilita conexão com até oito dispositivos.
Tecnologia sem fio Wi-Fi 2.4 GHz
A faixa de frequência mais utilizada pelos mesas digitalizadoras sem fio é a faixa de 2,4 GHz. Nessa faixa, os mesas digitalizadoras, em geral, possuem um alcance de 10 metros entre o mesa digitalizadora e o receptor. Então, dá pra ficar longe da sua tela e continuar mexendo no computador sem problemas.
Os elementos de transmissão são o transmissor e o receptor. Em geral, o transmissor é integrado ao mesa digitalizadora e o receptor é um dispositivo que se conecta por cabo em uma das portas periféricas do computador, como a USB.
O mesa digitalizadora grava os movimentos e cliques do usuário e os envia para o receptor. Quando recebe os dados, o receptor decodifica os dados e envia os comandos para o computador.
Pro mesa digitalizadora sem fio 2.4 GHz funcionar, o seu computador vai precisar de uma entrada USB. Mas pode ficar tranquilo, porque todos os modelos já vêm com essa conexão há muito tempo.
À medida que o USB-C continua a crescer, possuir um tablet gráfico RF sem fio se tornará mais complicado. Você pode comprar uma mesa digitalizadora USB-A , mas o que fazer quando seu laptop tem apenas portas USB-C? Você pode obter um adaptador (que é mais uma parte a perder).
Tecnologia Bluetooth
Inclusive, alguns mesas digitalizadoras sem fio são tão modernos que usam o Bluetooth pra se comunicar com o notebook. Mas pra isso dar certo, o computador também precisa ter Bluetooth.
O termo "Bluetooth" refere-se à tecnologia usada por esses dispositivos, que permite que eles se comuniquem sem fio em distâncias de até 10 metros (30 pés).
mesas digitalizadoras Bluetooth são ótimos porque eles eliminam a necessidade de um receptor USB. Isto significa que você pode usar seu mesa digitalizadora em qualquer computador sem ter que instalar drivers ou software. Você só tem que emparelhar com seu dispositivo, e então você está pronto para ir.
As principais vantagens do uso dessa tecnologia são as maiores velocidades de transmissão e menor tempo de resposta para envio de comandos, o que proporciona uma experiência de uso melhor para os usuários.
O consumo de energia dos dispositivos com a comunicação por Bluetooth é menor, pois a tecnologia foi projetada exclusivamente para dispositivos sem fio de baixa capacidade de baterias.
O Bluetooth é mais compatível com mais dispositivos porque você pode usar seus periféricos com dispositivos que não têm portas USB-A.
Mesmo que sua área de trabalho não tenha Bluetooth, você pode resolver esse problema com um dongle Bluetooth.
Mas se você usa fone ou outro dispositivo Bluetooth, pode apresentar incompatibilidades e lentidão.
mesa digitalizadora sem fio com tela
Os 3 diferentes tipos de mesas digitalizadoras no mercado focam em públicos específicos. São elas:
Mesas Digitalizadoras Tradicionais: Considerada a melhor para iniciantes, É uma espécie de “tablet” acompanhado de uma caneta digital. este tipo de tablet não possuem tela e são usadas em conjunto com uma tela de notebook ou de computador. A caneta desliza sobre o tablet e o cursor é movido na tela.
A adaptação toma algum tempo, mas a persistência traz uma melhoria boa em seu fluxo diário. Dependendo do modelo, pode ser sem fio ou com fio.
Mesas Digitalizadoras com tela (Display Interativo): Um dos melhores equipamentos para quem trabalha com design gráfico e ilustração digital é a tela digitalizadora. Com esse tipo de equipamento, é possível trabalhar diretamente na tela.
Quando você desenha com a caneta na tela, seu desenho é exibido instantaneamente. Não há necessidade de ficar com os olhos grudados no monitor do computador.
As displays interativas são recomendadas para profissionais que podem investir um valor superior. Afinal, esse alto nível de precisão das coordenadas significa desenhar, esboçar e pintar de forma natural e imediata.
Em geral, as telas digitalizadoras se conectam aos seus dispositivos via HDMI, mas já temos modelos mais novos que se conectam utilizando conexão USB-C. Este tipo de dispositivo não da suporte ao sem fio.
Tablets Gráficos Autônomos: Os tablets gráficos de alto desempenho são computadores autônomos reais. O iPad Pro é o melhor modelo de ponta, na vanguarda da inovação. lógicamente el más caro.
o iPad é um dispositivo versátil, sem fio, moderno e muito leve, favorecendo a mobilidade. é um dispositivo perfeito para jogar, ouvir músicas, acompanhar filmes e séries e muito mais.
Ao mesmo tempo, pode ser utilizado com uma verdadeira coleção de aplicativos dedicados às artes. é possível usar o Apple Pencil para desenhar ou editar fotos em apps como procreate ou Adobe Fresco.
Os 6 melhores mesas digitalizadoras sem fio bluetooth para pc portátil
Será que precisa ser uma mesa digitalizadora de última geração da Wacom? Ou um tablet gráfico da XPPen? Ou um iPad Pro? E agora?!
Se você está procurando um tablet sem fio para desenho de alto desempenho, você pode recorrer a um tablet gráfico Wacom intuos bluetooth.
Tem outras marcas de mesas gráficas muito interessante e de ótimo beneficio e custam até menos, como, a XPPen.
A mesa digitalizadora XPPen é uma ótima opção de marca para diversos artistas digitais. A Qualidade e a durabilidade dos equipamentos XPPen fizeram da marca, referência quando o assunto é criar com Mesas Digitalizadoras e Displays Interativos.
Hoje vamos deixar aqui 7 ferramentas fantásticas da XPPen. Esses modelos não estão entre os mais baratos, mas trazem recursos para agradar os artistas mais exigentes; a principal característica em comum são as sem fio, recurso que enriquece muito a experiência da arte digital – pintar ou desenhar sobre a tela, o sonho de todo artista digital!
1. XPPen Star 05
A XPPen Star 05 possui 8 X 5 polegadas de área ativa, design super fino e funciona via WIFI 2.4 GHz. Ou seja, permite maior liberdade para você usar.
O cabo USB é muito bom, mas nada se compara ao conforto de usar um equipamento sem fios!
O tamanho médio A5 oferece amplo espaço para projetar, desenhar, pintar, retocar e criar com facilidade.
Fina e compacta, conta com 6 fácil Teclas de atalho multifuncionais sensíveis ao toque que são personalizáveis, para facilitar seu trabalho e dia a dia.
O XPPen Star 05 possui 8192 níveis de sensibilidade à pressão na caneta P03. Você pode editar seu trabalho criativo com a precisão e precisão de pincéis e canetas tradicionais.
A caneta não precisa de bateria, funcionando de forma ainda mais prática e eficiente. Vem com 8 pontas extras da caneta e argola removedora para trocar quando houver o desgaste.
Ela proporciona a liberdade de escrever, anotar, criar, colaborar, estudar ou ensinar de maneiras jamais vistas.
2. XPPen Star 06
A XPPen Star 06 é grande e conta com uma área sensível de 10 x 6 polegadas, e uma resolução de 5080 lpi (linha por polegada).
Seis teclas de atalho e um dial de toque personalizáveis proporcionam acesso rápido aos seus atalhos favoritos.
O dial de toque sensível aos dedos fornece controle intuitivo de rolagem, tamanho de escova, rotação de tela e mais.
Projetado tanto para o uso direito quanto para a mão esquerda, você também pode desfrutar da liberdade de trabalhar solto do seu computador usando o kit sem fio 2.4ghz incluído no seu tablet.
Ele conta com uma caneta sem bateria P01, que permite com que o usuário possa desenhar e criar com 8192 níveis de sensibilidade à pressão, fazendo diferentes variedades de traços e determinando com precisão cada posição, de forma a obter um resultado de melhor qualidade.
Além de desenhos, você pode usar a mesa para assinaturas e anotações manuscritas, já que ela é compatível com os softwares Microsoft.
3. XPPen Deco Mini7w
A mesa digitalizadora pequena XPPen Deco Mini7w tem 7 x 4,37 polegadas de superfície ativa e não vai ocupar muito espaço na sua área de trabalho. o que a torna ideal para o transporte sem maiores problemas.
A mesa possui boa textura, o que faz com que a experiência de desenho seja extremamente suave e agradável.
Com conexão disponível por USB ou sem fio 2.4 GHz. Assim, é possível que o usuário use a mesa tanto sem a necessidade de conectar fios no computador quanto por meio de um cabo USB.
Sua maior vantagem, no entanto, é a 8192 níveis de sensibilidade à pressão e excelente reconhecimento de inclinação da caneta. Não há delay entre o movimento e sua apreensão pela mesa, o que faz com que a experiência com a mesa digitalizadora seja o mais fiel possível à experiência de desenhar no papel.
A caneta P05D não tem bateria ou a necessidade de recarga, sem interrupções. É possível escrever, desenhar ou editar fotos com mais precisão, por conta da avançada tecnologia da caneta eletromagnética.
Em sua estrutura, este modelo possui 8 botões funcionais que podem ser personalizados da forma que for mais interessante para você. Dessa forma, o uso da mesa fica mais prático e se adapta às suas necessidades e preferências.
A mesa digitalizadora é compatível com Windows, Mac e Android. A Deco Mini7w agora também funciona com Chromebook, trazendo a mesa digitalizadora para a sala de aula digital.
4. XPPen Deco 03
A qualidade construtiva é boa e é notavelmente uma mesa digitalizadora durável.
Ela possui uma área ativa de 10 X 5.63 polegadas, o que proporciona muito mais espaço para a movimentação durante o uso.
Ela possui 6 botões configuráveis e uma roda vermelha na lateral que pode ser usado para dar zoom na tela, ajuste do pincel e rolagem da página.
O tablet XPPen Deco 03 pode ser utilizada através do sem fio WIFI 2.4 GHz, eliminando a necessidade de cabos com uma autonomia de até 15 horas de uso contínuo com a carga cheia.
Ela vem com uma caneta que não necessita de bateria ou pilha para funcionar, contando também com uma luva Antiincrustante para desenho, oito ponteiras extras, e cabo usb.
Com 8192 níveis de pressão de sua caneta P05, ela oferece facilidade no fluxo das linhas e desempenho superior.
O produto é de excelente qualidade e durabilidade. excelente para trabalhar com todo tipo de programas... Adobe illustrator, Corel Draw, Photoshop.
5. XPPen Deco MW
Explore novas maneiras de se tornar criativo com a nova mesa digitalizadora XPPen Deco MW, modelo bluetooth.
Ela é um modelo A5 e tem uma área ativa de 8 X 5 polegadas, um bom tamanho para quem está começando.
Graças à nova geração de caneta com Chip Inteligente X3, ele oferece sensações muito agradáveis! 3g de força de ativação inicial, função de inclinação de ±60°, 8192 níveis de pressão.
Por ser Bluetooth, com ela você trabalha livre dos fios. O Bluetooth funciona sem lag e a bateria dura bastante, permitindo maior versatilidade e praticidade nos locais de uso.
Disponível em quatro cores diferentes (Preta, azul, verde, e rosa), com aparência requintada, elegante e simples.
É válido destacar que essa mesa digitalizadora é compatível com Windows, MAC, Linux, Chrome OS e dispositivos Android.
O produto é bom, dá pra fazer de tudo com ela. Seja no ensino remoto, edição de mídias, estudos, desenhos ou interações sem muita complexidade.
6. XPPen Deco LW
Para aqueles que buscam um equipamento com mais recursos e especificações mais robustas, essa é uma das melhores opções.
O tablet gráfico XPPen Deco LW com uma área de trabalho de 10 X 6 polegadas, esse tablet fornece amplo espaço para a maioria dos seus usuários. Muito boa a área de desenho, valeu a pena o investimento.
O Caneta com X3 Chip Inteligente é capaz de registrar 3g de força de ativação inicial, fornecendo a habilidade de reconhecer pressão extremamente sutil para pinceladas leves.
A sensibilidade de 8192 níveis, função de inclinação de até ±60° e a resolução de 5080 LPIs garantem traços muito bem definidos.
Outro atrativo é conexão Bluetooth, que garante mais agilidade e comodidade para os trabalhos. vale mencionar que é necessário manter sua bateria sempre carregada – sua autonomia é de até 10 horas.
O aparelho pode ser encontrado em quatro cores: Preta, azul, verde, e rosa. sendo que você também pode personalizar as 8 teclas de pressionar, a fim de aumentar ainda mais a sua produtividade.
Compatível com Windows, Mac e Android, pode ser usada em PCs, notebooks, smartphones e tablets.
7. XPPen Deco SW & Deco MW
O tablet gráfico Deco Pro da XPPen é um tablet digital projetado para uso por fotógrafos e artistas digitais. o modelo possui um design fino e elegante, sendo fabricado com materiais premium de primeira qualidade, como o alumínio prata anodizado.
O XPPen Deco Pro SW & Deco Pro MW está disponível em dois tamanhos. Small é mais leve e mais compacto (Área ativa: 9"× 5"), fácil de transportar de um trabalho para outro, enquanto que o Medium oferece a área de desenho mais expansiva (Área ativa: 11"× 6").
O modelo XPPen Deco Pro são equipados com dois inovadoras diais. Este intensificador de fluxo de trabalho fornece suporte de precisão e requinte de funções. Alterar sutilmente os tamanhos dos pincéis em softwares de fotografia e ilustração ou aumentar e diminuir o zoom em uma janela de trabalho torna-se uma experiência suave.
Com uma caneta PA1 sem bateria com 8192 níveis de sensibilidade à pressão e resolução de caneta 5080 LPI, o modelo é altamente preciso em resposta aos sinais de pressão, sendo que a sua tecnologia de ressonância eletromagnética não precisa de bateria e carregamento, o que garante mais flexibilidade e permite que você se concentre mais na sua criação, sem quaisquer imprevistos.
Além disso, ele possui uma função de inclinação de até 60°, para tornar a caneta tão natural como um lápis normal, fornecendo melhor detecção de pressão e posicionamento preciso do cursor com diferentes ângulos, garantindo traços suaves e desenhos mais realistas.
Compatível com Windows 7 ou superior, bem como com MacOS 10.10 ou acima, ele também possui conexão com dispositivos Android e Chromebook.
Mesa extremamente precisa, o bluetooth funciona muito bem, conecta rapidamente ao computador e não tem delay. A bateria dura bastante e também não demora muito para carregar, você pode usar com o cabo se preferir.
Conclusão
A mesa digitalizadora é uma ótima aliada de designers, ilustradores, projetistas, fotógrafos e profissionais de áreas criativas.
Os mesas digitalizadoras sem fio têm muitas vantagens sobre os com fio. Eles são muito mais convenientes de usar e não ficam presos em fios enquanto você desenha.
Agora que você já sabe tudo sobre mesas digitalizadoras sem fio, deve estar se perguntando qual comprar, afinal, são muitas especificações técnicas, e nós apresentamos diversos modelos do dispositivo.
Para escolher o melhor, é importante que você pense no que precisa. Uma alta precisão? Ergonomia, pois seu mouse atual está causando dores? De um design bonito para seu escritório?
Ao avaliar o que você espera do mesa digitalizadora, será mais simples descobrir aquele que se encaixa no necessário.
09:28 Publié dans Bons plan | Lien permanent | Commentaires (0)